Pular para o conteúdo principal

CONFAEB 2010 - indivíduos coletivos comunidades redes

Uma colcha de experiências no campo da arte-educação são alinhavadas para além daquilo que é palpável. Afetos, memórias, angústias e descobertas viram retalhos coloridos e variados para compor o plano de fundo da identidade do cartaz dos 20 anos da CONFAEB. O chão goiano se estende em tons diversos onde fronteiras são atravessadas, de forma colaborativa, pelas individualidades e coletividades.

Costuras entre uma pesquisa e outra, debates cruzados e potentes se abrem em um desfile de cotidianidades reveladas pela ilustração.

No rastro dessa folia, o congresso torna-se ao mesmo tempo realidade e fabulação. Cada um/a percebe o que é seu, dentro daquilo que é comum para que multiplicidades de experiências se encontrem nas diferentes formas de perceber, significar e agir.

Autores:

Wolney Fernandes de Oliveira é mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Atua como designer gráfico e ilustrador em processos de educação estética em ambientes formais e não formais de ensino. Se interessa por visualidades populares e vive prestando atenção em texturas variadas do cotidiano.

http://instantespossiveis.blogspot.com/
http://sentidossimultaneos.blogspot.com/

Aurisberg Leite Matutino é graduado em Artes Visuais, com Habilitação em Design Gráfico. Pós-graduado - MBA em Gestão de Marketing e Comunicação. É mestrando em Cultura visual. Atua na área de artes e tecnologia, cultura popular, processos de impressão e programação visual de materiais gráficos, atuando principalmente nos seguintes segmentos: juventude, campanhas de mobilização social.

Fonte: http://portais.ufg.br/projetos/confaeb20anos/index.php?option=com_content&view=article&id=89&Itemid=83


O VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás: desafios e possibilidades contemporâneas e o CONFAEB 20 anos, aconteceu de 24 a 27 de novembro na universidade federal de Goiás - UFG - FAV - faculdade de Artes Visuais, contando com a presença de vários professores de artes de diversas localidades de dentro e fora do país, foi uma ótima oportunidade para discutirmos o ensino de Arte e suas possibilidades contemporâneas.

A palestra do dia 24/11 contou com a participação da artista Regina Vater sobre a exposição ''Comigo ninguém pode'' (exposta no evento) e do prof. Dr. Victor Sala ( Diretor da Faculdade de Artes de Moçambique do Instituto Superior de Artes e Cultura) falando sobre o ensino de artes visuais em Moçambique "Reflexões, sonhos e realidades":

Victor Sala e Regina Vater

Dentre outras palestras a Profa. Dr. Ana Mae Barbosa falou sobre o novo livro organizado por ela e a profa. Dr. Fernanda Cunha sobre experiências com a abordagem triangular no ensino de artes com o tema: "O que dizem 20 anos depois'' e exposição de vídeos do educativo da "29° Bienal de Artes de São Paulo".

Profa. Dr. Ana Mae Barbosa

O programa de pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, participou do evento com cerca de 12 apresentações de trabalhos (artigos e e-pôsters) durante todos os dias do evento em diversas mesas, com trabahos abordando a mediação cultural, as novas tecnologias no ensino de artes visuais, experiências no ensino de artes visuais e pesquisas sobre formação de professores, políticas e fundamentos.

Mestrandas do PPGAV -UFPB/UFPE

Você poderá encontrar mais informações sobre tudo que aconteceu no evento no site do CONFAEB 2010, no qual, estas e outras fotos estão disponíveis através do link -> http://portais.ufg.br/projetos/confaeb20anos/index.php?option=com_morfeoshow&task=view&gallery=1&Itemid=96



Por Idália Lins

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
removing cellulite cellulite cream tips [URL=www.ezinearticles.com/?The-Best-Cellulite-Cream&id=498154"]best cellulite cream[/URL] the best cellulite creams methods to remove cellulite fast

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...