Pular para o conteúdo principal

Iluminogravuras de Ariano Suassuna




1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna:- É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”.
- O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930;
- Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional;
- Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino

2)Iluminuras

Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel.

3) Processo de produção de iluminuras

Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco.
Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset;
Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel.



- Letras – baseiam-nos ferros de marcar o gado e na caligrafia das escrituras sertanejas do século XVII ("tipografia armorial“);

- O amarelo-ouro, o marrom, o ocre, o azul, o preto e o vermelho são as cores que marcam a identidade do trabalho.

- É uma obra saudosista: evoca um nordeste “feudal”, medievalizado, diluído em narrativas européias misturadas com as de negros e índios.



- Os poemas e as imagens exploram os motivos da cultura brasileira, recolhidos da arte popular e da arte rupestre, a partir das itaquatiaras do Sertão nordestino.

- As formas de figuras humanas e de animais também derivam das xilogravuras.

- O sertão é representado como um “espaço ainda sagrado, místico, que lembra a sociedade de corte e cavalaria”, com profetas,peregrinos, cavaleiros andantes, bandeiras, brasões...

- Contrapõe o nordeste “feudal e medievalizado” com o progresso das regiões sul e sudeste;

- É um nordeste, de base teocêntrica, que luta contra o mundanismo acrítico;

- Enfatiza uma beleza do sertão sem negar as imagens de miséria e injustiças que povoam o sertão.

Alguns tópicos de palestra, proferida no dia 23.08.2007, intitulada "A iconografia de Ariano Suassuna", ministrada pelo prof. Erinaldo Alves no Seminário Ciência e Sabedoria em Ariano Suassuna, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. Local: Auditório do CAM
Fotos: Erinaldo Alves a partir de catálogo sobre iluminogravuras de Ariano, editado pelo SESC - PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…