Pular para o conteúdo principal

Novas aquisições do Arte Na Escola - Pólo UFPB

Segue abaixo a lista de DVDs que passam a fazer parte do acervo do Arte na Escola - Pólo UFPB:

Coleção Arte & matemática

  1. Arte e números
  2. O artista e o matemático
  3. O belo
  4. Caos
  5. Do zero ao infinito
  6. Forma dentro da forma
  7. Forma que se transforma
  8. A matemática da música
  9. Música das esferas
  10. O número de ouro
  11. A ordem no caos
  12. Simetrias
  13. Tempo infinito

Série aspectos da cultura brasileira e série panorama histórico brasileiro

  1. A arte no auge do império
  2. A era JK
  3. Anos 30:entre duas guerras, entre duas artes
  4. Anos 70: trajetórias
  5. BR 80: pintura Brasil década 80
  6. Caminhos da abstração
  7. Independência
  8. Modernismo: os anos 20
  9. Nasce a república
  10. No tempo da II guerra
  11. Novos rumos: o pós-guerra
  12. Pós-modernidade
  13. Século XX: primeiros tempos
  14. Sobre anos 60

Coleção arte para todos

  1. Barroso: coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz
  2. Modernismo: coleção Gilberto Chateaubriand
  3. Popular: coleção Jacques Van de Beque
  4. Século XIX: coleção Sérgio Fadel


Por

Beto Câmara

Comentários

Anônimo disse…
Olá,

Gostaria de saber como posso adquirir algum dos DVDS relacionados, pois são muito interessantes.
Desde já agradeço a atenção,

Priscila

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…