Pular para o conteúdo principal

Novas aquisições do Arte Na Escola - Pólo UFPB

Segue abaixo a lista de DVDs que passam a fazer parte do acervo do Arte na Escola - Pólo UFPB:

Coleção Arte & matemática

  1. Arte e números
  2. O artista e o matemático
  3. O belo
  4. Caos
  5. Do zero ao infinito
  6. Forma dentro da forma
  7. Forma que se transforma
  8. A matemática da música
  9. Música das esferas
  10. O número de ouro
  11. A ordem no caos
  12. Simetrias
  13. Tempo infinito

Série aspectos da cultura brasileira e série panorama histórico brasileiro

  1. A arte no auge do império
  2. A era JK
  3. Anos 30:entre duas guerras, entre duas artes
  4. Anos 70: trajetórias
  5. BR 80: pintura Brasil década 80
  6. Caminhos da abstração
  7. Independência
  8. Modernismo: os anos 20
  9. Nasce a república
  10. No tempo da II guerra
  11. Novos rumos: o pós-guerra
  12. Pós-modernidade
  13. Século XX: primeiros tempos
  14. Sobre anos 60

Coleção arte para todos

  1. Barroso: coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz
  2. Modernismo: coleção Gilberto Chateaubriand
  3. Popular: coleção Jacques Van de Beque
  4. Século XIX: coleção Sérgio Fadel


Por

Beto Câmara

Comentários

Anônimo disse…
Olá,

Gostaria de saber como posso adquirir algum dos DVDS relacionados, pois são muito interessantes.
Desde já agradeço a atenção,

Priscila

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê