Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O menino do Pijama Listrado: assisti e recomendo






Pessoal,

assisti, recentemente, outro filme muito interessante, que também recomendo para que seja visto e, também, usado no contexto do ensino das artes visuais. Refiro-me ao filme "O menino do Pijama Listrado". Apesar de andar meio cansado de filmes sobre o holocausto, este surpreende pelo lirismo, pela poesia e pelo enfoque com o qual mostra os horrores praticados pelo nazismo.

O enfoque maior deste filme não é, apenas, o episódio do holocausto dos judeus implementado pelos nazistas, mas o tema da intolerância étnica, o que o faz um filme antenado com um dos principais problemas ainda vivenciados na contemporaneidade.

O filme mostra o holocausto pelo olhar de dois menino: um alemão e outro, judeu. Eis maiores detalhes de sua narrativa: Bruno (Asa Butterfield) é um garoto de oito anos que vive sua vida feliz ao lado da família, até que o pai (David Thewlis), que é oficial do reich alemão, é transferido para um local onde funciona o mais cruel campo de concentração e leva a família toda. Curioso, o menino se aproxima cada vez mais daquela suposta fazenda em que todos vestem pijamas, como o menino idealizava. E lá ele começa a aprender sobre as relaçoes de poder que envolvem as sociedades e, progressivamente, vai desconstrunido a idéia do judeu como um povo desprezível, especialmente quando conhece Shmuel (Jack Scanlon), que é um menino da mesma idade que ele, vive do outro lado da cerca. Ali eles estabelecem, apesar da cerca, uma profunda relação de amizade.

Em relação ao ensino das artes visuais, o filme pode ser usado para discutir as diferenças culturais entre as pessoas, questionar as atrocidades da guerra ou simplemente valorizar as diferenças, independente de qualquer situação. É um filme que pode ensinar muito, podendo ser bem aproveitado numa roda de conversa.

Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

Informações Técnicas


  • Título no Brasil: O Menino do Pijama Listrado
  • Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
  • País de Origem: Reino Unido / EUA
  • Gênero: Drama
  • Classificação etária: 12 anos
  • Tempo de Duração: 93 minutos
  • Ano de Lançamento: 2008
  • Estréia no Brasil: 12/12/2008
  • Distrib.: Buena Vista
  • Direção: Mark Herman
Erinaldo Alves

2 Comentários:

Adamo Alighieri disse...

Realmente é muito bom esse filme. É bem chocante. Sem o uso de cenas pesadas e violentas, consegue deixar qualquer um imóvel.

cris disse...

um dos melhores filmes que vi esse ano!

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO