Pular para o conteúdo principal

O menino do Pijama Listrado: assisti e recomendo






Pessoal,

assisti, recentemente, outro filme muito interessante, que também recomendo para que seja visto e, também, usado no contexto do ensino das artes visuais. Refiro-me ao filme "O menino do Pijama Listrado". Apesar de andar meio cansado de filmes sobre o holocausto, este surpreende pelo lirismo, pela poesia e pelo enfoque com o qual mostra os horrores praticados pelo nazismo.

O enfoque maior deste filme não é, apenas, o episódio do holocausto dos judeus implementado pelos nazistas, mas o tema da intolerância étnica, o que o faz um filme antenado com um dos principais problemas ainda vivenciados na contemporaneidade.

O filme mostra o holocausto pelo olhar de dois menino: um alemão e outro, judeu. Eis maiores detalhes de sua narrativa: Bruno (Asa Butterfield) é um garoto de oito anos que vive sua vida feliz ao lado da família, até que o pai (David Thewlis), que é oficial do reich alemão, é transferido para um local onde funciona o mais cruel campo de concentração e leva a família toda. Curioso, o menino se aproxima cada vez mais daquela suposta fazenda em que todos vestem pijamas, como o menino idealizava. E lá ele começa a aprender sobre as relaçoes de poder que envolvem as sociedades e, progressivamente, vai desconstrunido a idéia do judeu como um povo desprezível, especialmente quando conhece Shmuel (Jack Scanlon), que é um menino da mesma idade que ele, vive do outro lado da cerca. Ali eles estabelecem, apesar da cerca, uma profunda relação de amizade.

Em relação ao ensino das artes visuais, o filme pode ser usado para discutir as diferenças culturais entre as pessoas, questionar as atrocidades da guerra ou simplemente valorizar as diferenças, independente de qualquer situação. É um filme que pode ensinar muito, podendo ser bem aproveitado numa roda de conversa.

Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

Informações Técnicas


  • Título no Brasil: O Menino do Pijama Listrado
  • Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
  • País de Origem: Reino Unido / EUA
  • Gênero: Drama
  • Classificação etária: 12 anos
  • Tempo de Duração: 93 minutos
  • Ano de Lançamento: 2008
  • Estréia no Brasil: 12/12/2008
  • Distrib.: Buena Vista
  • Direção: Mark Herman
Erinaldo Alves

Comentários

Adamo Alighieri disse…
Realmente é muito bom esse filme. É bem chocante. Sem o uso de cenas pesadas e violentas, consegue deixar qualquer um imóvel.
cris disse…
um dos melhores filmes que vi esse ano!

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…