Pular para o conteúdo principal

O menino do Pijama Listrado: assisti e recomendo






Pessoal,

assisti, recentemente, outro filme muito interessante, que também recomendo para que seja visto e, também, usado no contexto do ensino das artes visuais. Refiro-me ao filme "O menino do Pijama Listrado". Apesar de andar meio cansado de filmes sobre o holocausto, este surpreende pelo lirismo, pela poesia e pelo enfoque com o qual mostra os horrores praticados pelo nazismo.

O enfoque maior deste filme não é, apenas, o episódio do holocausto dos judeus implementado pelos nazistas, mas o tema da intolerância étnica, o que o faz um filme antenado com um dos principais problemas ainda vivenciados na contemporaneidade.

O filme mostra o holocausto pelo olhar de dois menino: um alemão e outro, judeu. Eis maiores detalhes de sua narrativa: Bruno (Asa Butterfield) é um garoto de oito anos que vive sua vida feliz ao lado da família, até que o pai (David Thewlis), que é oficial do reich alemão, é transferido para um local onde funciona o mais cruel campo de concentração e leva a família toda. Curioso, o menino se aproxima cada vez mais daquela suposta fazenda em que todos vestem pijamas, como o menino idealizava. E lá ele começa a aprender sobre as relaçoes de poder que envolvem as sociedades e, progressivamente, vai desconstrunido a idéia do judeu como um povo desprezível, especialmente quando conhece Shmuel (Jack Scanlon), que é um menino da mesma idade que ele, vive do outro lado da cerca. Ali eles estabelecem, apesar da cerca, uma profunda relação de amizade.

Em relação ao ensino das artes visuais, o filme pode ser usado para discutir as diferenças culturais entre as pessoas, questionar as atrocidades da guerra ou simplemente valorizar as diferenças, independente de qualquer situação. É um filme que pode ensinar muito, podendo ser bem aproveitado numa roda de conversa.

Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

Informações Técnicas


  • Título no Brasil: O Menino do Pijama Listrado
  • Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
  • País de Origem: Reino Unido / EUA
  • Gênero: Drama
  • Classificação etária: 12 anos
  • Tempo de Duração: 93 minutos
  • Ano de Lançamento: 2008
  • Estréia no Brasil: 12/12/2008
  • Distrib.: Buena Vista
  • Direção: Mark Herman
Erinaldo Alves

Comentários

Adamo Alighieri disse…
Realmente é muito bom esse filme. É bem chocante. Sem o uso de cenas pesadas e violentas, consegue deixar qualquer um imóvel.
Marina disse…
um dos melhores filmes que vi esse ano!

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê