Pular para o conteúdo principal

Filme "Quem quer ser um milionário?





Assisti e recomendo o filme "Quem quer ser um milionário?, dirigido por Danny Boyle, diretor inglês. O filme foi premiadíssimo e ganhou oito oscars.
O filme começa com uma interrogação: “Jamal Malik está a uma pergunta de ganhar 20 milhões de rúpias. Como ele conseguiu?” Um novo letreiro lança as alternativas. Terá Jamal (Dev Patel) trapaceado no jogo de perguntas e respostas? É sorte? Ele é um gênio? Ou está escrito? Essa é a pergunta com que Boyle tece a narrativa do filme, prendendo o espectador durante todo o filme.

Na cena seguinte, descobrimos que Jamal é um menino pobre e sem estudo, de apenas 18 anos. Seu bom desempenho no jogo soa incoerente ao apresentador do programa que pede à polícia para torturá-lo para confessar a fraude. Na delegacia, o delegado ouve a trajetória do garoto, que apesar da pouca idade, conviveu com a pobreza, o preconceito e a criminalidade.

De origem muçulmana, Jamal cresceu sem rumo ao lado do irmão Salim, aliciado ao crime organizado, e de Latika (Freida Pinto), o grande amor da sua vida, que passa a ser escravizada, humilhada e abusada sexualmente. Foi para reencontrá-la que ele se inscreveu no “show do milhão indiano”. A luta pela sobrevivência, proporcionou o acerto às perguntas.

A câmera de Boyle registra uma trama na qual a flagelada capital Bombaim constrata miséria social, desenvolvimento econômico e a prosperidade tecnológica. Na infância, o protagonista é visto numa favela percorrendo vielas, casebres e animais, alguma cenas lembram "Cidade de Deus".
Na vida adulta do garoto, percebe-se o desenvolvimento de Bombaim, que passa a se chamar Mumbai. É um drama romantizado com alguns clichês hollywoodianos apropriados no melhor estilo Bollywood. Mas, o filme tem uma densidade e uma dramaticidade invejável, contribuindo para a sua qualidade. O final, em ritmo de dança, é uma homenagem do diretor ao cinema indiano.

Trazendo a reflexão do filme para a educação, o filme me fez reportar que o mesmo preconceito do apresentador do programa de televisão, retratado pelo filme, é possível de ser detectado nos discurso de estudantes de licenciatura e em professores formados. O diretor suspeita que Jamal, por ser pobre, não tem condições de ter conhecimento para responder as perguntas. Isso me faz reportar o quanto já ouvi de professores o julgamento que os alunos, por virem de bairros de periferia, "não sabem nada de artes". O filme demontra que não só se aprende com dinheiro e luxo, tampouco na escola. É um filme que deve ser discutido nas reuniões de planejamento. Um filme que nos ajuda a ver os nossos alunos como inteligentes, desde o primeiro dia de aula. Valeu a pena assistir e recomendo!

Quem Quer Ser um Milionário?

(Slumdog Millionaire, 2008)

Gênero: Comédia Dramática
Duração: 120 min
Origem: Inglaterra - EUA
Estréia - EUA: 12 de Novembro de 2008
Estréia - Brasil: 06 de Março de 2009
Estúdio: Europa Filmes
Direção: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Roteiro: Simon Beaufoy
Produção: Christian Colson

Sinopse: Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?" No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos. Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota. "Slumdog Millionaire", do diretor Danny Boyle, foi escolhido melhor filme de 2008 pelo Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica. "O filme, com direção brilhante de Danny Boyle e atuações incríveis, conta uma história apaixonante sobre a coragem e determinação de um homem pela mulher que ele ama", comentou Anne Schulhof, presidente do Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica. O longa é baseado no best-seller "Sua Resposta Vale um Bilhão", de Vikas Swarup.

Elenco Personagem

- Dev Patel - Jamal Malik

- Anil Kapoor - Prem Kumar

- Saurabh Shukla - Sargento Srinivas

- Rajendranath Zutshi - Diretor

- Jeneva Talwar - Vision Mixer

- Freida Pinto - Latika

- Irrfan Khan - Inspetor da Polícia

- Ayush Mahesh Khedekar - Jovem Jamal


Erinaldo Alves

Comentários

Carmen Novo disse…
Ótima dica, Erinaldo.
É uma Índia paralela àquela com a qual sonhamos.
Acho que valeria ainda uma comparação com o Cidade de Deus, o que acha?
Abraços,
Carmen
Jac disse…
Sou professora de Arte (rede municipal)e interessante que pensei dessa forma também quando assiste o filme: que nós subestimamos o conhecimento de nossos alunos por achar que pessoas da periferia, pobres não sabem nada sobre arte, grande engano e ignorancia.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...