Pular para o conteúdo principal

Filme "Quem quer ser um milionário?





Assisti e recomendo o filme "Quem quer ser um milionário?, dirigido por Danny Boyle, diretor inglês. O filme foi premiadíssimo e ganhou oito oscars.
O filme começa com uma interrogação: “Jamal Malik está a uma pergunta de ganhar 20 milhões de rúpias. Como ele conseguiu?” Um novo letreiro lança as alternativas. Terá Jamal (Dev Patel) trapaceado no jogo de perguntas e respostas? É sorte? Ele é um gênio? Ou está escrito? Essa é a pergunta com que Boyle tece a narrativa do filme, prendendo o espectador durante todo o filme.

Na cena seguinte, descobrimos que Jamal é um menino pobre e sem estudo, de apenas 18 anos. Seu bom desempenho no jogo soa incoerente ao apresentador do programa que pede à polícia para torturá-lo para confessar a fraude. Na delegacia, o delegado ouve a trajetória do garoto, que apesar da pouca idade, conviveu com a pobreza, o preconceito e a criminalidade.

De origem muçulmana, Jamal cresceu sem rumo ao lado do irmão Salim, aliciado ao crime organizado, e de Latika (Freida Pinto), o grande amor da sua vida, que passa a ser escravizada, humilhada e abusada sexualmente. Foi para reencontrá-la que ele se inscreveu no “show do milhão indiano”. A luta pela sobrevivência, proporcionou o acerto às perguntas.

A câmera de Boyle registra uma trama na qual a flagelada capital Bombaim constrata miséria social, desenvolvimento econômico e a prosperidade tecnológica. Na infância, o protagonista é visto numa favela percorrendo vielas, casebres e animais, alguma cenas lembram "Cidade de Deus".
Na vida adulta do garoto, percebe-se o desenvolvimento de Bombaim, que passa a se chamar Mumbai. É um drama romantizado com alguns clichês hollywoodianos apropriados no melhor estilo Bollywood. Mas, o filme tem uma densidade e uma dramaticidade invejável, contribuindo para a sua qualidade. O final, em ritmo de dança, é uma homenagem do diretor ao cinema indiano.

Trazendo a reflexão do filme para a educação, o filme me fez reportar que o mesmo preconceito do apresentador do programa de televisão, retratado pelo filme, é possível de ser detectado nos discurso de estudantes de licenciatura e em professores formados. O diretor suspeita que Jamal, por ser pobre, não tem condições de ter conhecimento para responder as perguntas. Isso me faz reportar o quanto já ouvi de professores o julgamento que os alunos, por virem de bairros de periferia, "não sabem nada de artes". O filme demontra que não só se aprende com dinheiro e luxo, tampouco na escola. É um filme que deve ser discutido nas reuniões de planejamento. Um filme que nos ajuda a ver os nossos alunos como inteligentes, desde o primeiro dia de aula. Valeu a pena assistir e recomendo!

Quem Quer Ser um Milionário?

(Slumdog Millionaire, 2008)

Gênero: Comédia Dramática
Duração: 120 min
Origem: Inglaterra - EUA
Estréia - EUA: 12 de Novembro de 2008
Estréia - Brasil: 06 de Março de 2009
Estúdio: Europa Filmes
Direção: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Roteiro: Simon Beaufoy
Produção: Christian Colson

Sinopse: Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?" No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos. Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota. "Slumdog Millionaire", do diretor Danny Boyle, foi escolhido melhor filme de 2008 pelo Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica. "O filme, com direção brilhante de Danny Boyle e atuações incríveis, conta uma história apaixonante sobre a coragem e determinação de um homem pela mulher que ele ama", comentou Anne Schulhof, presidente do Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica. O longa é baseado no best-seller "Sua Resposta Vale um Bilhão", de Vikas Swarup.

Elenco Personagem

- Dev Patel - Jamal Malik

- Anil Kapoor - Prem Kumar

- Saurabh Shukla - Sargento Srinivas

- Rajendranath Zutshi - Diretor

- Jeneva Talwar - Vision Mixer

- Freida Pinto - Latika

- Irrfan Khan - Inspetor da Polícia

- Ayush Mahesh Khedekar - Jovem Jamal


Erinaldo Alves

Comentários

Carmen Novo disse…
Ótima dica, Erinaldo.
É uma Índia paralela àquela com a qual sonhamos.
Acho que valeria ainda uma comparação com o Cidade de Deus, o que acha?
Abraços,
Carmen
Jac disse…
Sou professora de Arte (rede municipal)e interessante que pensei dessa forma também quando assiste o filme: que nós subestimamos o conhecimento de nossos alunos por achar que pessoas da periferia, pobres não sabem nada sobre arte, grande engano e ignorancia.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê