Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Intervenções urbanas nas aulas de artes visuais

Continuando a escrever sobre minhas aulas de intervenções urbanas, também pude explorar com meus alunos outro tipo de intervenção, o lambe-lambe. Existe o lambe-lambe tipo de fotografia , mas não é deste que estou falando, me refiro ao lambe-lambe, cartazes colados na rua, que hoje são utilizados como uma forma de intervenção urbana.
O lambe-Lambe basicamente é um poster de papel colado com cola, geralmente em muros e postes. Há séculos já era usado para a publicidade, divulgação e comunicação, aqui no Brasil, é comum os lambe-lambes para divulgação de shows e atualmente os de políticos. Se aproveitando dessa técnica, alguns artistas nos EUA começaram a usar o lambe-lambe para intervir na cidade de forma artística. Depois, aqui no Brasil também foi usado para fins artísticos, tendo como percursores alguns coletivos como o SHN, Faca e projeto Chã, no começo dos anos 2000.

lambe-lambe de shows espalhados pelas ruas.


intervenção artística no muro.




arte nas paredes do centro de SP.


lambe-lambe divertido.


São realizados em alguns lugares na cidade que deixam espaços vazios, como caixas de telefone e postes podem ser um suporte para o lambe-lambe ou objetos que já possuem uma função, mas que com a intervenção do lambe-lambe passam a ter outra, como é o caso das placas de rua e faróis, entre tantos outros suportes. Cada artista de lambe-lambe se propõe a um tipo de sentido, e cada observador desses lambe-lambe tem uma sensação.
O lambem-lambe é bastante comparado ao sticker, porém existem duas diferenças a primeiro é que o sticker já tem cola, enquanto o lambe-lambe não, a segunda é referente ao tamanho geralmente os stickers são feitos em formatos menores, e o lambe-lambe em grandes formatos.
O lambe-lambe tem várias formas de ser produzido. A mais comum é pegar um desenho, xerocar e colar e foi essa atividade que eu realizei com meus alunos, eles fizeram diversos desenhos com algumas frases provocativas, mas nada grosseiro!Tiramos xerox e partimos para as ruas.




por cris calaço

2 Comentários:

Sicília disse...

Cris, que legal esse trabalho! Parabéns, queria muito que você e dani participassem do nosso grupo de pesquisa. beijos

Erinaldo disse...

Cris, muito bom seu trabalho!!! Sou seu admirador faz tempo, rsrs
Atente para o objetivo geral e para a conexão em cada procedimento adotado.
Reforço o convite para você e Dani participarem do nosso grupo de pesquisa.

Abraços,

Erinaldo

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO