Pular para o conteúdo principal

Intervenções urbanas nas aulas de artes visuais

Continuando a escrever sobre minhas aulas de intervenções urbanas, também pude explorar com meus alunos outro tipo de intervenção, o lambe-lambe. Existe o lambe-lambe tipo de fotografia , mas não é deste que estou falando, me refiro ao lambe-lambe, cartazes colados na rua, que hoje são utilizados como uma forma de intervenção urbana.
O lambe-Lambe basicamente é um poster de papel colado com cola, geralmente em muros e postes. Há séculos já era usado para a publicidade, divulgação e comunicação, aqui no Brasil, é comum os lambe-lambes para divulgação de shows e atualmente os de políticos. Se aproveitando dessa técnica, alguns artistas nos EUA começaram a usar o lambe-lambe para intervir na cidade de forma artística. Depois, aqui no Brasil também foi usado para fins artísticos, tendo como percursores alguns coletivos como o SHN, Faca e projeto Chã, no começo dos anos 2000.

lambe-lambe de shows espalhados pelas ruas.


intervenção artística no muro.




arte nas paredes do centro de SP.


lambe-lambe divertido.


São realizados em alguns lugares na cidade que deixam espaços vazios, como caixas de telefone e postes podem ser um suporte para o lambe-lambe ou objetos que já possuem uma função, mas que com a intervenção do lambe-lambe passam a ter outra, como é o caso das placas de rua e faróis, entre tantos outros suportes. Cada artista de lambe-lambe se propõe a um tipo de sentido, e cada observador desses lambe-lambe tem uma sensação.
O lambem-lambe é bastante comparado ao sticker, porém existem duas diferenças a primeiro é que o sticker já tem cola, enquanto o lambe-lambe não, a segunda é referente ao tamanho geralmente os stickers são feitos em formatos menores, e o lambe-lambe em grandes formatos.
O lambe-lambe tem várias formas de ser produzido. A mais comum é pegar um desenho, xerocar e colar e foi essa atividade que eu realizei com meus alunos, eles fizeram diversos desenhos com algumas frases provocativas, mas nada grosseiro!Tiramos xerox e partimos para as ruas.




por cris calaço

Comentários

Sicília disse…
Cris, que legal esse trabalho! Parabéns, queria muito que você e dani participassem do nosso grupo de pesquisa. beijos
Erinaldo disse…
Cris, muito bom seu trabalho!!! Sou seu admirador faz tempo, rsrs
Atente para o objetivo geral e para a conexão em cada procedimento adotado.
Reforço o convite para você e Dani participarem do nosso grupo de pesquisa.

Abraços,

Erinaldo

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…