Pular para o conteúdo principal

Intervenções urbanas nas aulas de artes visuais

Continuando a escrever sobre minhas aulas de intervenções urbanas, também pude explorar com meus alunos outro tipo de intervenção, o lambe-lambe. Existe o lambe-lambe tipo de fotografia , mas não é deste que estou falando, me refiro ao lambe-lambe, cartazes colados na rua, que hoje são utilizados como uma forma de intervenção urbana.
O lambe-Lambe basicamente é um poster de papel colado com cola, geralmente em muros e postes. Há séculos já era usado para a publicidade, divulgação e comunicação, aqui no Brasil, é comum os lambe-lambes para divulgação de shows e atualmente os de políticos. Se aproveitando dessa técnica, alguns artistas nos EUA começaram a usar o lambe-lambe para intervir na cidade de forma artística. Depois, aqui no Brasil também foi usado para fins artísticos, tendo como percursores alguns coletivos como o SHN, Faca e projeto Chã, no começo dos anos 2000.

lambe-lambe de shows espalhados pelas ruas.


intervenção artística no muro.




arte nas paredes do centro de SP.


lambe-lambe divertido.


São realizados em alguns lugares na cidade que deixam espaços vazios, como caixas de telefone e postes podem ser um suporte para o lambe-lambe ou objetos que já possuem uma função, mas que com a intervenção do lambe-lambe passam a ter outra, como é o caso das placas de rua e faróis, entre tantos outros suportes. Cada artista de lambe-lambe se propõe a um tipo de sentido, e cada observador desses lambe-lambe tem uma sensação.
O lambem-lambe é bastante comparado ao sticker, porém existem duas diferenças a primeiro é que o sticker já tem cola, enquanto o lambe-lambe não, a segunda é referente ao tamanho geralmente os stickers são feitos em formatos menores, e o lambe-lambe em grandes formatos.
O lambe-lambe tem várias formas de ser produzido. A mais comum é pegar um desenho, xerocar e colar e foi essa atividade que eu realizei com meus alunos, eles fizeram diversos desenhos com algumas frases provocativas, mas nada grosseiro!Tiramos xerox e partimos para as ruas.




por cris calaço

Comentários

Anônimo disse…
Cris, que legal esse trabalho! Parabéns, queria muito que você e dani participassem do nosso grupo de pesquisa. beijos
Anônimo disse…
Cris, muito bom seu trabalho!!! Sou seu admirador faz tempo, rsrs
Atente para o objetivo geral e para a conexão em cada procedimento adotado.
Reforço o convite para você e Dani participarem do nosso grupo de pesquisa.

Abraços,

Erinaldo

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê