Pular para o conteúdo principal

As Pin-ups americanas


Ultimamente tenho acompanhando as postagens de Erinaldo sobre a imagem da mulher, e confesso que me diverti com as fotografias das musas do século XIX, mas também me surpreendi em perceber como o nosso gosto foi moldado no tocante ao corpo feminino nesses poucos mais de cem anos.

Na minha adolescência tenho lembrança que pouco tive acesso aquelas imagens, lembro que as relacionava a um passado distante, cafona, etc. Na verdade, a turma dos anos de 1970/80, o negócio era história em quadrinhos eróticos (quando tínhamos acesso) e as maravilhosas ilustrações americanas das Pin-ups dos meados do seculo XX.

Se Amélia era a mulher de verdade, eu e alguns amigos colecionávamos e adorávamos aquelas “verdadeiras” maravilhas da natureza. Com as medidas proporções com o mito de Pigmaleão que ao tentar reproduzir a mulher ideal se apaixonou e casou por uma estátua que esculpira, conheci alguns colegas que iam quase a lágrimas ou a porrada se uma ilustração daquela era perdida ou rasurada.

















Pin-up  era caracterizada por uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala (calendários e porters) exerciam um forte atrativo na cultura pop. Geralmente modelos e atrizes famosas consideradas sex symbols eram inspirações para as pin-ups. 

As pin-ups apontaram para um padrão de beleza que contrapõe as gordinhas do século XIX, e que influenciam os critérios das aparências até os dias atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…