Arte como conhecimento crítico e reflexivo no cotidiano escolar do Vale do São Francisco é tema de capítulo em livro

A professora da UNIVASF participa do livro com o capítulo, intitulado: “Entre teorias e práticas pedagógicas: conceituações didáticas contemporâneas no ensino de artes visuais”, cujo co-autor é Uriel de Souza Bezerra, discente do Curso e participante do Grupo de Estudos Multi, Inter e Trans em Artes (MITA) – CNPQ/UNIVASF.
O texto é fruto de pesquisa da professora Flávia, o qual explica e conceitua as bases epistemológicas que utilizou para construir a perspectiva Multi, Inter e Trans do Ensino de Artes (MITEA), sugestão metodológica para a prática educativa em Arte, contida nas orientações curriculares da disciplina Arte (Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental) do município de Juazeiro-BA.
Com este trabalho, salienta Flávia, “percebe-se a necessidade de revisão da forma com a qual gestão administrativa e pedagógica trata a disciplina Arte nas escolas de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, enfatizando-a como conhecimento cognitivo, crítico, reflexivo e significativo e não um simples penduricalho decorativo do currículo.”.
O livro poderá ser obtido no XXI Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro na Universidade do Estado de São Paulo - UNESP.
Nas fotos acima, capa do livro e, da esquerda, para direita, professoras Lívia Marques, Flávia Pedrosa e Madalena Zaccara no lançamento do livro na Galeria Gamela em João Pessoa, no dia 15 de junho.
Comentários