Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Arte como conhecimento crítico e reflexivo no cotidiano escolar do Vale do São Francisco é tema de capítulo em livro

A professora Flávia Pedrosa Vasconcelos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, publica no livro “Paisagens Plurais: artes visuais & transversalidades”, primeira coletânea de pesquisa em Artes do Programa de Pós- graduação em Artes Visuais – PPGAV da Universidade Federal da Paraíba – UFPB em associação com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O livro é organizado pelas professoras doutoras Madalena Zaccara (UFPE) e Lívia Marques (UFPB) e foi impresso pela Editora Universitária da UFPE.
A professora da UNIVASF participa do livro com o capítulo, intitulado: “Entre teorias e práticas pedagógicas: conceituações didáticas contemporâneas no ensino de artes visuais”, cujo co-autor é Uriel de Souza Bezerra, discente do Curso e participante do Grupo de Estudos Multi, Inter e Trans em Artes (MITA) – CNPQ/UNIVASF.


O texto é fruto de pesquisa da professora Flávia, o qual explica e conceitua as bases epistemológicas que utilizou para construir a perspectiva Multi, Inter e Trans do Ensino de Artes (MITEA), sugestão metodológica para a prática educativa em Arte, contida nas orientações curriculares da disciplina Arte (Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental) do município de Juazeiro-BA.
Com este trabalho, salienta Flávia, “percebe-se a necessidade de revisão da forma com a qual gestão administrativa e pedagógica trata a disciplina Arte nas escolas de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, enfatizando-a como conhecimento cognitivo, crítico, reflexivo e significativo e não um simples penduricalho decorativo do currículo.”.
O livro poderá ser obtido no XXI Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro na Universidade do Estado de São Paulo - UNESP.
Nas fotos acima, capa do livro e, da esquerda, para direita, professoras Lívia Marques, Flávia Pedrosa e Madalena Zaccara no lançamento do livro na Galeria Gamela em João Pessoa, no dia 15 de junho.

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO