Pular para o conteúdo principal

II Encontro de Arte e Educação da UNIVASF

Narrativas Educacionais em Artes Visuais

(dias 26 a 30 de setembro de 2011)


REGULAMENTO

O II Encontro de Arte e Educação do Vale do São Francisco – Narrativas Educacionais em Artes Visuais – se realizará dentro da Semana Universitária de Artes – SUA/UNIVASF. O evento se destina em consolidar um espaço para discussão e socialização do conhecimento produzido nas diferentes linguagens artísticas, bem como a divulgação da pesquisa e do ensino em arte na região.
Tem como objetivo tornar acessível à comunidade universitária a produção científica existente na região por meio da problematização das temáticas apresentadas nas mesas-redondas; estimular a comunidade acadêmica da UNIVASF para a prática da pesquisa; contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da reflexão teórico-metodológica no campo da Arte e da educação.
As atividades estão organizadas em torno de temáticas que destacam os desafios da Universidade e dos educadores, com a formação dos professores e pesquisadores nos dias atuais. Para tanto, o encontro irá realizar as seguintes atividades:

  • Palestra;
  • Mesas-redondas;
  • Mini-cursos e oficinas;

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS/PÔSTERES
Os posteres a serem apresentados no evento serão avaliados pelo Comitê Científico, que analisarão os trabalhos enviados, oferecendo parecer e decisão sobre os posteres que deverão ser apresentados nos respectivos GTs. As inscrições serão realizadas entre os dias 24 de agosto até 14 de setembro e enviadas junto com o resumo modelo expandido para e-mail suaunivasf@gmail.com
Grupos de Trabalho
GT1 - educação, arte e tecnologias da informação e comunicação
GT2- recepção e mediação cultural
GT 3- arte na educação básica

Cada inscrito poderá enviar para análise seus trabalhos como autor principal ou em co-autoria referente a uma experiência de educação em Artes desenvolvida em espaços formais e não formais de educação da região do Vale do São Francisco ou de outras regiões brasileiras. O resumo deverá ser feito no formato de resumo expandido (vide abaixo) e enviado para o email suaunivasf@gmail.com até o dia 14 de setembro. As cartas de aceites devem ser enviadas a partir do dia 18 de setembro.

1. Trabalhos inscritos para as Sessões de Pôster devem observar as seguintes normas:
a. Resumo modelo expandido:
TITULODOTRABALHO
PrimeiroAutor1
SegundoAutor2
Terceiro Autor3
Constitui-se de uma breve explicação das partes relevantes de todo o trabalho, respondendo as seguintes perguntas: Do que se trata o trabalho? (apresentar o contexto geral); Qual o objetivo? (indicar de forma sucinta os principais objetivos a serem atendidos); Qual a metodologia utilizada? (indicar as metodologias utilizadas para atingir os objetivos propostos); Qual (ais) o (s) principal (ais) resultado(s) e a sua relevância? (apresentar os resultados obtidos e a sua discussão em relação ao conhecimento já disponível); O que se concluiu? (Indicar de forma objetiva as principais conclusões obtidas pelo trabalho). Os nomes científicos, no corpo do resumo, deverão estar escritos em itálico. Redígi-lo, preferencialmente, no pretérito perfeito, sem citação bibliográfica ou abreviação não definida. Limite de caracteres de no máximo duas laudas, incluindo os espaços e sinais ortográficos, tudo em um único parágrafo com espaçamento simples. Fonte Times Roman, tamanho 12. (ENVIAR SOMENTE O RESUMO PARA O COMITÊ).

b. Dimensão: 1.20m de altura por 80 cm de largura;

c. Componentes dos pôsteres: título; nomes dos autores: instituição e endereço: introdução: material e métodos: resultados; conclusões e referências;

d. Titulo: deverá ser o mesmo utilizado no Resumo, escrito em letras maiúsculas que permitam a sua leitura a 3m de distância;
e. Nome dos autores, instituição e endereço devem vir abaixo do titulo e com letras menores. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado. As normas devem seguir o modelo de resumo expandido;

f. A disposição dos demais itens, no corpo do pôster, fica a critério do(s) autor(es), recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura à distância;
g. Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folders ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es);


PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES DAS OFICINAS, MINI-CURSOS

As inscrições para os participantes das oficinas e ou mini-cursos serão do dia 24 de agosto até 23 de setembro de 2011. Basta preencher a ficha que se encontra disponível no ícone da SUA na Page da UNIVASF e/ou na Sala do Colegiado de Artes Visuais e enviar para o e-mail suaunivasf@gmail.com

· Cada inscrição dará direito ao certificado de participação no evento desde que comprovado 75% de presença para oficinas e mini-cursos.
Será imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto no dia do credenciamento.

Modalidades:

1. Mini-cursos (no máximo 20 participantes por modalidade)
Roteiro de Vídeo
Prof. Responsável: Fúlvio Flores Torres Col. Artes Visuais/UNIVASF Ministrantes: Antonio Gregório, Marcos Antonio e Douglas dos Santos Silva (estudantes de Artes Visuais).

2. Teatro
Prof. Responsável: Fúlvio Flores Torres Col. Artes Visuais/UNIVASF Ministrantes: Thiago Alves e Wechila Andrade (estudantes de Artes Visuais)

3. Arte na Educação Infantil: conceitos e pressupostos
Profa. Responsável:Janedalva Pontes Gondim Col. Artes Visuais/ UNIVASF
Ministrantes: Caroline Moreira Bacurau, Thamíris Santana Cavalcanti e Cristiane Crispim (estudantes de Artes Visuais)

4. Pintura Rupestre no Nordeste do Brasil –
Prof.Responsável: Luiz Severino da Silva Jr. Col. Artes Visuais/UNIVASF
Ministrantes: Ítalo e Uriel Bezerra (estudantes de Artes Visuais)


2. Oficinas: (no máximo 20 participantes)

  1. Pintura –
Prof. Responsável: Mauricio Alfaya Col. Artes Visuais/UNIVASF
Ministrantes: Karla Patrícia Lima e Solange França Gama (estudantes de Artes Visuais)

  1. Fotografia
Prof. Euriclésio Sodré Col. Artes Visuais/UNIVASF
Ministrantes: Dário Peixoto, Jéssica Sinara Bezerra e Nayara Queiroz (estudantes de Artes Visuais)


Comitê Organizador e Científico
Prof. Elson de Assis Rabelo Col. Artes Visuais/UNIVASF
Profª. Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos. Col. Artes Visuais/UNIVASF
Prof. Fulvio Torres Flores Col. Artes Visuais/UNIVASF
Profª. Janedalva Pontes Gondim Col. Artes Visuais/UNIVASF

Postado por: Flávia Pedrosa Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…