Pular para o conteúdo principal

A redação da menina: sonho de menina

Pessoal,

enviaram este texto, no fórum da FAEB, elaborado por um educador da UFMG. Divulgo-o porque pode gerar uma reflexão muito interessante.


Sonho de menina
Estamos no fim do ano e a professora
pediu pra fazer uma redação. O tema era “meu sonho”. Escrevi que queria ser
professora. Aí pensei na minha escola e nos meus
professores naquele ano.

Meus professores querem que eu aprenda
usando logaritmo e equação de segundo grau. Mas não sabemos nem como receber
troco na padaria, nem o porquê de existir pobres e ricos!

Na televisão tem propaganda de que
toda escola tem internet, segurança, que todas as crianças estão na escola. Mas
minha escola não tem quadra nem uma biblioteca decente. Minha sala fica
inundada quando chove!

Perto de minha casa tem gente que nunca
foi à escola e ganha mais grana que minha professora que
estudou a vida toda. Meus professores estão cheios de empréstimos
e trabalham 3 turnos pra dar conta de pagar!

As famílias de meus
amigos brigam com os professores. Outro dia uma mãe de aluno
brigou com a professora porque o filho dela tirou nota baixa. Na minha
sala meus colegas querem só zoar!

Um menino arranhou os carros dos
professores com prego. Foi para o conselho tutelar e tiveram que chamar a
polícia. No outro dia aconteceu tudo de novo!

Nossos livros didáticos estão
cheios de erros.
Não tem livro pra todo mundo e a gente tem que dividir. A merenda até que é
boa, mas muitos alunos só vêm à escola para comer ou pra não perder a
bolsa-família!

O governo aumentou os dias de aula
no ano, mas vários professores estão de licença médica. Então todo dia
tem professor dando aula de outra matéria que eles nem sabem. Estou com medo de
ser prejudicada!

Na minha sala os meninos não fazem as
atividades nem o para casa, mas no fim do ano a prefeitura faz reunião porque quer
todo mundo aprovado. Fico com raiva, pois estudo bastante pra aprender e passar
de ano!

Na semana passada fiquei sem aulas por
causa de um
toque de recolher
no meu bairro. Segunda-feira teve tiroteio e tivemos que deitar no chão. Cada
dia uma coisa. Outro dia não tinha água na escola e fomos embora mais cedo!

Uma menina da minha sala mandou a
professora pra aquele lugar. A professora começou a chorar na frente de todos
e agora está com depressão. A menina foi parar na direção, mas eu sei que ela
vai fazer isso de novo!

Meu professor de ciências
dava aulas de inglês e matemática e falou que não
tinha formação pra isso.
Mas a prefeitura obrigava e ele saiu da
escola. Temos educação física nos horários vagos. A gente vai pra rua da frente da escola. Lá
passa pouco carro, mas é asfalto!

Nas eleições do ano passado o candidato
disse que a educação era a saída para melhorar a vida das pessoas. Vendo nossa
escola e o sofrimento das pessoas que trabalham lá eu acho que o candidato
estava brincando com a gente!

Estou muito preocupada, pois meu professor disse
pra eu desistir do meu sonho. Pra eu tentar uma outra profissão. Mas aí eu
penso: como vai ser se no futuro ninguém quiser ser professor?


Flávio Martins

(Erinaldo Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…