Pular para o conteúdo principal

21° CONFAEB

Já sairam as primeiras notícias do CONFAEB deste ano e parece que vai ser bastante interessante! Contará com o seguinte tema "Cultura da Pesquisa - Arte, Educação e Tecnologia".

O XXI CONFAEB / Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil acontecerá de 14 a 18 de novembro de 2011, em São Luís (MA), reunindo arte-educadores, pesquisadores de ensino da arte, professores e estudantes de arte, pedagogos, artistas, arte-terapeutas, agentes culturais, mediadores de museus, organizações governamentais e não-governamentais que trabalham na área ou em áreas afins, além de demais profissionais interessados na temática da arte educação.

Haverá espaços para conferências, mesas redondas, comunicação de pesquisa, narrativas estético-pedagógicas, painéis, oficinas, sessões plenárias dos GTs e assembléias da FAEB, atividades essas que serão organizados em grupos de estudo abordando estudos em torno dos seguintes temas: 1) histórias do ensino de arte; 2) formação de professores; 3) métodos e teorias metodológicas; 4) educação, arte e tecnologias da informação e da comunicação; 5) recepção e mediação cultural; 6) educação, arte, gênero e trânsitos nas estéticas do corpo; 7) linguagens da arte e suas confluências interdisciplinares; 8) multi e interculturalismo.

A cada dia serão privilegiados dois temas para organizar o trabalho dos grupos de estudo, visando o compartilhamento de relatos selecionados de experiências e de pesquisas, com enfoque nas metodologias e referências utilizadas. Essa sistematização prevê que os trabalhos sejam articulados por uma proposta de interação entre os debatedores e o público, de maneira presencial e a distancia, sendo que as conferências serão ministradas por especialistas convidados cuja produção científica e/ou artística tenha reconhecimento abalizado em termos nacional e internacional; as mesas redondas serão planejadas por especialistas em esquema de colaboração interinstitucional; as comunicações de pesquisa, as narrativas estético-pedagógicas e os painéis serão propostos pelos participantes, visando à divulgação de pesquisas e ao debate sobre experiências profissionais; as oficinas pretendem estimular a educação continuada junto aos professores que atuam rede de ensino.

Maiores informações no blog: http://xxiconfaeb.blogspot.com/

Fonte: http://xxiconfaeb.blogspot.com/p/apresentacao.html

Por Idália Lins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...