Pular para o conteúdo principal

21° CONFAEB

Já sairam as primeiras notícias do CONFAEB deste ano e parece que vai ser bastante interessante! Contará com o seguinte tema "Cultura da Pesquisa - Arte, Educação e Tecnologia".

O XXI CONFAEB / Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil acontecerá de 14 a 18 de novembro de 2011, em São Luís (MA), reunindo arte-educadores, pesquisadores de ensino da arte, professores e estudantes de arte, pedagogos, artistas, arte-terapeutas, agentes culturais, mediadores de museus, organizações governamentais e não-governamentais que trabalham na área ou em áreas afins, além de demais profissionais interessados na temática da arte educação.

Haverá espaços para conferências, mesas redondas, comunicação de pesquisa, narrativas estético-pedagógicas, painéis, oficinas, sessões plenárias dos GTs e assembléias da FAEB, atividades essas que serão organizados em grupos de estudo abordando estudos em torno dos seguintes temas: 1) histórias do ensino de arte; 2) formação de professores; 3) métodos e teorias metodológicas; 4) educação, arte e tecnologias da informação e da comunicação; 5) recepção e mediação cultural; 6) educação, arte, gênero e trânsitos nas estéticas do corpo; 7) linguagens da arte e suas confluências interdisciplinares; 8) multi e interculturalismo.

A cada dia serão privilegiados dois temas para organizar o trabalho dos grupos de estudo, visando o compartilhamento de relatos selecionados de experiências e de pesquisas, com enfoque nas metodologias e referências utilizadas. Essa sistematização prevê que os trabalhos sejam articulados por uma proposta de interação entre os debatedores e o público, de maneira presencial e a distancia, sendo que as conferências serão ministradas por especialistas convidados cuja produção científica e/ou artística tenha reconhecimento abalizado em termos nacional e internacional; as mesas redondas serão planejadas por especialistas em esquema de colaboração interinstitucional; as comunicações de pesquisa, as narrativas estético-pedagógicas e os painéis serão propostos pelos participantes, visando à divulgação de pesquisas e ao debate sobre experiências profissionais; as oficinas pretendem estimular a educação continuada junto aos professores que atuam rede de ensino.

Maiores informações no blog: http://xxiconfaeb.blogspot.com/

Fonte: http://xxiconfaeb.blogspot.com/p/apresentacao.html

Por Idália Lins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…