Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sexta-feira, 18 de março de 2011

1º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea


1º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea

Nos dias 15, 16 e 17 aconteceu o "1º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea de Campina Grande". O evento contou com a participação de diversos professores e artistas que apresentaram conferências de acordo com a temática. A aula magna contou com a presença de Paulo Sérgio Duarte, Crítico de arte, pesquisador e professor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro.

Foto: @lucaslopesweb

As professoras protuguesas Dra. Maria de Fátima Lambert, coordenadora do Núcleo de Estudos de Arte e do Patrimônio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, participaram com conferências sobre "Curadoria Contemporânea: o Novo Museu" e Dra. Gabriela Pinheiro, diretora do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal, sobre "Arte Contemporânea no Espaço das Cidades".


A Profa. Dra. Lívia Marques - Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE falou sobre "A necessidade do Estudo da Arte na Contemporaneidade".

Foto: @lucaslopesweb

E a Profa. Dra. Madalena Zaccara - Vice-Coordenadora do mesmo curso, sobre "A evolução da arte na Paraíba". O artista plástico Fred Svendsen foi convidado e falaria sobre "Arte Conceitual e Arte Contemporânea", mas não pode comparecer ao evento.

O crítico de arte paraibano e professor do Centro Universitário de João Pessoa, Dyógenes Chaves, falou sobre "O papel da crítica na arte contemporânea"; o artista plástico e professor do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, José Rufino, apresentou a conferência sobre "Arte Contemporânea e Memória Política"; Franz Lima, diretor em Arte e Mídia, Publicitário e diretor Executivo da Revista fmq?, falou sobre "O mercado cultural na Paraíba"; o secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, Cantor e Compositor, encerraria o evento com a conferência "Política Artístico-Cultural na Paraíba", mas não pode comparecer por motivos de saúde.

Segundo a curadora do evento “O projeto busca incrementar o movimento das atividades artísticas na cidade de Campina Grande fomentando assim o diálogo, a práxis artística e o desenvolvimento intelectual. É um convite à participação efetiva de artistas e da sociedade, favorecendo as trocas de conhecimento, ao ensino e ao desenvolvimento artístico na região. Para tanto, foram convidados artistas, curadores e críticos de arte brasileiros e portugueses para participarem como conferencistas do simpósio” (Camila Xavier).

Nos dias 18 e 19, ainda acontecem o "1º Festival de Arte" com exposições de artistas paraibanos e pernambucanos e a realização de workshops para crianças e adolescentes. Como ouvinte no evento, posso falar que as conferências foram bem proveitosas e dinâmicas, com algums momentos de discussões bem interessantes. Um ótimo momento para ouvir e falar sobre Arte. O evento como um todo proporcionou o diálogo e a aproximação entre professores e artistas nas conferências e na exposição de obras de alguns artistas que pude acompanhar hoje pela manhã, como Wilson Figueiredo, Fábio de Brito, Saulo Ais, Fred Svendsen entre outros.

Foto: @lucaslopesweb

Aproveitando uma das falas do artista José Rufino que recebeu o troféu Arte e Contemporaneidade no evento, esperamos que o próximo evento conte com a presença de tantos outros artistas paraibanos tão importantes para a Arte de nosso estado e nosso país.

Foto: @lucaslopesweb


Página do evento:

http://www.maquinarama.com.br/artecontemporanea


Por Idália Lins

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO