Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sábado, 14 de agosto de 2010

Grupo de estudos experimenta roteiros do Art Br nos municípios de Bananeiras e Solânea na Paraíba





Numa ação integrada entre os pólos Arte na Escola, da cidade de João Pessoa e de Bananeiras, coordenados pelo prof. Erinaldo Alves do Nascimento, do Campus I, e pela professora Maria do Socorro Silva, do Campus III, implantou-se um Grupo de Estudos com a finalidade de apoiar o trabalho educacional do professorado que trabalha com Artes nestas cidades. A documentação fotográfica foi realizada por Tatiana da Silva Rodrigues, monitora de estágio supervisionado.

Considerando que estes municípios não oferecem cursos de Licenciatura em Arte e, por conseguinte, que o professorado não tem habilitação especializada na área, optou-se pelo uso de roteiros pedagógicos previamente elaborados para dar pistas para o trabalho docente com Artes. No momento, está se privilegiando os roteiros e as imagens do Art Br, por estarem acondicionados em uma pasta, facilitando o seu manuseio, e porque foram elaborados com esta finalidade a partir de uma seleção de imagens diversificadas.
A adoção do Art Br, como roteiro pedagógico a ser explorado, iniciou-se a parti do 2º encontro, ocorrido no dia 09 de julho de 2010, contando com a participação de 11 professoras, que aderiram espontaneamente à proposta. No primeiro encontro, o objetivo foi ajudar o professorado a compreender os novos direcionamentos para o ensino de artes e se apropriar das propostas do Art Br. Resolveu-se experimentar coletivamente alguns roteiros, planejando os primeiros passos a serem adotados.
No 2º encontro, ocorrido no dia 13 de Agosto de 2010, as professoras que conseguiram experimentar os roteiros, apresentaram as propostas realizadas e planejaram outras sequências para prosseguir com o processo de experimentação, aproveitando as ideias sugeridas pelo Art Br e inventando outras alternativas também condizentes. Definiu-se uma agenda de encontros para o ano de 2010. A expectativa é gerar uma oportunidade de troca de experiências, pautada na experimentação flexível de roteiros previamente elaborados, que passarão a substituir progressivamente o livro didático.

Erinaldo Alves

1 Comentário:

Gabriel - Bauru disse...

Muito bom. Deveriam ter uma iniciativa assim com artes plásticas em Bauru também. Sou muito a favor, só não faço isso pq não tenho tempo mesmo...
parabéns.

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO