Pular para o conteúdo principal

Relação dos candidatos inscritos e homologados no Mestrado em Artes Visuais UFPB/UFPE

Pessoal,

divulgo, adiante, a lista dos candidatos inscritos no Mestrado em Artes Visuais UFPB-UFPE, cujo resultado foi divulgado no mural da secretaria da pós. São 41 candidatos concorrendo a 10 vagas, o que demonstra a relevância e necessidade do nosso mestrado. O documento é assinado pela profa. Lívia Marques, coordenadora do programa.

Abs.

Erinaldo


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS – UFPB/UFPE

Relação dos candidatos inscritos e homologados por linha de pesquisa

ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO BRASIL:

Adriana Carla de Aquino
Ana Cláudia Lopes de Assunção
Cláudia Oliveira de Jesus
Danielle da Silva Bustorff Quintão
Emanuel Guedes Soares da Costa
Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos
Hamilton Freire Coelho
Idalia Beatriz Lins de Sousa
Ilson Roberto Moraes Saraiva
Luciana Mendes da Silva
Maria de Fátima Medeiros Queiroz de Paula
Maria do Socorro Soares de Araújo
Maria Glaudete Danta de Lima
Mary Tacyana Alves Clemente
Suelen Vírginia Patrício de Melo
Teresinha Maria de Castro Vilela
Virginia Cleide Nunes Marques

HISTÓRIA,TEORIA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTES VISUAIS:

Alana Silveira Santos
Ana Elizabete de Gouveia
Carlos Frederico Bonfiglio Dowling
Carlos Henrique Romeu Cabral
Deyse Euzébio de Oliveira
Diana de Lameiro Pereira
Helena de Azevedo Dieb
João Batista Mafaldo Júnior
João Valdívio Lôbo Maia
José Iremar Rodrigues Gomes
José Getúlio Martins Jr.
José Orlando Pagano
Leandro Cunha de Sousa
Luiz Elson Dantas
Marluce Vasconcelos de Carvalho
Milton Cappelletti Júnior
Paula Rodrigues Correia
Paulo de Araújo Meira Jr.
Rafael Freire Santana
Rebeca Oliveira Sousa
Riane Costa de Oliveira Santana
Roberto José Barbosa Coura
Rosalina Nunes Dutra
Virginia Maria Neves Batista

João Pessoa, 26 de Janeiro de 2010

Lívia Marques Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…