Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Adelina Gomes

Olá moçada, como prometi estou postando imagens das principais coleções do Museu do Inconsciente, que está localizado no Engenho de Dentro (RJ).
As imagens abaixo são da obra de Adelina Gomes, aproveitem.




Adelina Gomes, nasceu pobre e filha de camponeses no ano de 1916 em Campos, cidade do interior do Rio de Janeiro. Cursou o primário e numa escola profissional aprendeu a fazer trabalhos manuais . Embora fosse muito tímida, sem vaidade e especialmente apegada à mãe, aos 18 anos apaixonou-se por um homem que não foi aceito pela familia. A partir da proibição do namoro, tornou-se mais retraída e acabou sendo internada em um hospital psiquiátrico, quando tinha apenas 21 anos.









No hospital do Engenho de Dentro, Adelina passava seu tempo a fazer bonecas e era tida como "agressiva e perigosa" e recomendava-se que não participasse do ateliê, mas Almir Mavignier encantado com suas bonecas, foi buscá-la num dia chuvoso e conseguiu conquistar sua confiança. Então, ela passou a frequentar o ateliê. Inicialmente ela se dedicava a modelar figuras no barro. Essas figuras se assemelham muito a imagens datadas do período neolítico. Apesar de sua atitude agressiva e negativista, não houve dificuldade para que aceitasse pintar. Segundo texto do site http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/ "Na sua pintura pode-se acompanhar passo a passo as incríveis metamorfoses vegetais que ela vivenciou, originando famoso estudo da Dra. Nise da Silveira, comparando-as com o mito de Dafne." Além da modelagem e da pintura Adelina dedicou-se também a confecção de flores de papel.






Com o passar do tempo Adeliana tornou-se uma pessoa dócil e simpática, muito concentrada em suas atividades, produziu mais de 17.000 obras, cuja intensa força de expressão encanta a quantos as observam.





Essa encantadora personalidade desencarnou em 1984, mas sua produção plástica, e as importantes pesquisas daí desenvolvidas pela Dra. Nise ao longo de muitos anos, se desdobraram em exposições, filmes documentários e publicações.
.................................................


Almir Mavignier , pintor brasileiro, foi idealizador do ateliê de pintura do Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro e durante os anos 40 exerceu a função de monitor nesta instituição.

Eliane Honorata.

1 Comentário:

Elisabete Tavares Affonso CRT 44107 disse...

parabéns pelo blog!!! amei ...já virei seguidora de "carteirinha", obrigada por compartilhar....

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO