Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Exposição Fotográfica "Frutos do Olhar"

Na última vez que conversei com Erinaldo, ele manifestou o interesse que eu postasse no blog alguns trabalhos da minha produção fotográfica. Dessa forma, resolvi iniciar essa apresentação com minha primeira exposição individual em 2006, intitulada “Frutos do Olhar”.


A mostra fotográfica se caracterizou pela reunião de imagens que registraram momentos, expressões, gestos e lugares captados do dia-a-dia ou nas minhas viagens pelas regiões norte e nordeste do Brasil.

Sobre as Águas - Aturiá – Macapá/AP

Rodrigo - Mazagão Velho/AP

Introspecção - Belém/PA

A pretensão da exposição era estimular a linguagem da fotografia contemporânea ligada à temática cotidiana. A mostra também se fundamentou no registro documental e na formulação consciente de questões estéticas reveladas em olhares inocentes e despretensiosos e constantemente ignorado pela velocidade de nosso dia-a-dia.

Bom Dia Brasil - Macapá/AP - Cavalhada de São Tiago - Mazagão Velho/AP

Desconfiado - Mazagão Velho/AP - Sr. Garça - Mazagão Velho/AP - Pequenazinha - Porto Grande/AP


Para entender essa questão, basta olhar a nossa volta e notar as inúmeras interferências que bloqueiam nossa contemplação, como um celular que toca na hora de um lindo pôr do sol; uma moça seminua no cartaz tirando a atenção da contemplação de uma bela cena; ou seja, a poluição visual, sonora ou olfativa nos direciona o que ver, fazer, comprar, comer, etc.


Balsa - Rio Matapi/AP - Voltando para Casa - (Lagoa de Guaraíras) Tibau do Sul/RN - A Espreita - Macapá/AP


Prelúdio - Cabedelo/PB - Sossêgo - Barra de Mamanguape/PB


Todo esse processo nos leva a perder a capacidade de perceber diversas coisas. Hoje dificilmente nos deparamos com alguém parado observando uma bela paisagem, um por do sol, um lual, e isso é muito grave. Essa insensibilidade está nos levando a rir, por exemplo, das vídeos cacetadas do “Domingão”.

Meu retrato - Santa Rita/PB - Horizontes - Macapá/AP



D'além Mar - Forte Orange/PE - Imponência - Forte São José de Macapá - Macapá/Ap


Assim, essa inquietude fez-me usar a fotografia, que possui a capacidade inata de captar a expressão mais íntima das pessoas, para tentar resgatar os pequenos detalhes da vida que às vezes não enxergamos. Momentos simples e singelos que encantam os que “não tem tempo” para o deleite do mundo ao seu redor.


Sesta (Mergulhões no Rio Amazonas) - Macapá/AP

Meninos do Rio 1 e 2 (Praia do Aturiá no Rio Amazonas) - Macapá/AP

(José de Vasconcelos Silva)

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO