Pular para o conteúdo principal

Arte, cultura e lazer: faça fazer valer!!!

Nesta segunda-feira, 13 de julho de 2009, comemorou-se, no espaço Vão Livre - Galeria do Arte na Escola, os 19 anos da promulgação da Lei Federal nº 8.069. Esta importante lei se preocupa com a proteção integral à criança e ao adolescente, procurando defender esses seres de toda forma de negligência, exploração, violência, discriminação, crueldade e opressão, tentando garantir-lhes condições de liberdade e dignidade. Sendo uma Lei inovadora, o ECA compartilha as responsabilidades entre o Estado, as famílias e a sociedade, promovendo a defesa dos direitos e garantindo a participação dos cidadãos nos processos de formulação, execução e monitoramento das políticas públicas de atendimento à infância e à adolescência.
No Brasil, o ECA substituiu o Código de Menores, sistematizado em 1979 e com pouca representatividade política e social. O ECA, diferentemente do código anterior, surgiu de uma intensa mobilização política e social, no contexto da redemocratização do país, que resultou na aprovação pela Assembléia Constituinte, dos artigos. 227 e 228 da Constituição Federal, e, posteriormente, pelo Congresso Nacional, da Lei nº 8.069/90 – do ECA.
No espaço Vão Livre - Galeria do Arte na Escola, localizado no 1º andar da Biblioteca Central da UFPB, comemoramos essa importante data com a abertura da exposição Arte, cultura e lazer: faça fazer valer!!!, que apresenta o resultado das atividades pedagógicas em artes visuais desenvolvidas pelo Centro Livre Meninada I (CLM I), que está localizado à rua Osvaldo Pessoa, 552, em Jaguaribe. O CLM I, um dos núcleos do Peti na cidade de João Pessoa/PB, tem como coordenadora a pedagoga Catarina Santos Arruda Costa. Há cerca de três anos Catarina vem desenvolvendo, junto com a equipe de educadores sociais, um interessante trabalho no qual o teatro, a música e as artes visuais ditam as propostas que ajudam a combater e criar alternativas prazerosas ao trabalho infantil.
Nesta exposição, estão trabalhos de artes visuais, que exploram desenhos, pinturas e instalações. São trabalhos que brotam de um diálogo com as crianças e os adolescentes, ao considerar suas necessidades em relação ao processo de democratização do acesso à arte e à cultura.
Os trabalhos expostos nesta galeria, demonstram que, por intermédio da vivência com atividades artísticas, as crianças e adolescente da cidade de João Pessoa, que participam das atividades do CLM I, vêm se tornando sujeitos de sua história, tendo a oportunidade de materializar suas idéias e emoções e usufruindo dos benefícios da cidadania, da cultura e da socialização.
Essas conquistas precisam ser celebradas a cada dia por todos nós, então parabenizamos à coordenação do CLM I pelas conquistas obtidas e pela oportunidade de mostrar um pouco do que vem sendo feito para demonstrar que arte, cultura e lazer é preciso fazer valer!!!

Pessoal, a exposição permanecerá no espaço até o dia 13 de agosto de 2009. Não percam a oportunidade de conhecer esse excelente trabalho e de aprender com essa rica experiência!

Erinaldo Alves do Nascimento/Eliane Honorata /Beto Camara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Analisando o desenho animado: Bob Esponja

Fonte da imagem: sapo-com.blogspot.com/2007/08/bob-esponja.html Histórico do desenho O desenho foi criado por Stephen Hillenburg, formado em ciências e biologia marinha e em desenho artístico. Para compor o seu personagem, ele começou a desenhar esponjas redondas, mas depois descobriu que as esponjas quadradas poderiam ser engraçadas, com calças quadradas e gravata. O personagem criado por ele foi então batizado de "Spongeboy", mas já havia um outro com esse nome, e tiveram que rebatizá-lo como "Spongebob". No dia 22 abril de 1999, depois do 12th Annual Kid's Choice Awards no canal por assinatura Nickelodeon, Bob Esponja bateu recordes de audiência pela primeira vez no ar com o episódio piloto "Help Wanted/Tea at the Treedome". Mas, oficialmente, dia dezessete de julho, com o segundo episódio "Bubblestand/Ripped Pants", o desenho cresceu como fenômeno, tornando-se o número um da Nickelodeon. Descrição do desenho O desenho é ambientado no cora...