Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

arte a céu aberto

Exposição Regina Silveira,2008.
exposição Gil Vicent ,2007.


Galeria cilindro é, pela definição mais apropriada, um meio de massa para difusão e ploriferação de propostas artísticas projetadas para o referido espaço. Ao inserir estas propostas na paisagem urbana e, consequentemente, gerar apelo visual para a população, a Cilindro destitui dos museus e galerias a função exclusivos espaços do circuito de arte. Situada em uma praça pública, na parte externa de um caixa-eletrônico do Banco do Brasil, a instalação é parte do contexto urbano e instrumento político para questionamentos das relações público/artista/obra, como forma de inserção e disponibilidade democrática de eventos nas artes visuais. A Galeria Cilindro torna acessíveis ao público exposições com nomes da arte brasileira, sendo uma das mais raras galerias públicas do país. O formato da galeria torna o espaço ousado e de resistência nas artes visuais, considerando-se que está numa cidade do interior de uma das mais pobres regiões do país e sem nenhum patrocínio, seja privado ou estatal. Nesse enfrentamento quem sai vencendo é a arte de boa qualidade e o público, que vem tendo acesso a uma excelente programação cultural relacionada às artes visuais, mantendo as relações sicioculturais possíveis em um ambiente de dificuldade e falta de oportunidade para acesso à arte contemporânea.
A primeira exposição ocorreu no ano de 2004 com os grupos Coringa e Piratininga, da cidade de São Paulo, que enviaram, via Correios, material para montagem no referido equipamento. Iniciou-se uma das mais positivas ações do circuito da arte nacional. Posteriormente outros artistas convidados enviaram suas propostaspara expor na Galeria, entre eles Gil Vicente(PE), Guto Lacaz(SP), Regina Silveira(RS), José Roberto Aguilar(SP) e Regina Carmona(SP), e Paulo Brusky (PE).
O sucesso da iniciativa é claro: o número de artistas nacionaus com quem se mantém contato para expor na Galeria Cilindro é enorme. Porém, a galeria precisa ampliar suas ações para atender as reivindicações desses artistas que querem se inserir na cena cultural, utilizando-se do espaço para suas intervenções. O lançamento de um edital para preenchimento de um calendário anual de exposições é uma das possibilidades para atender uma demanda frequente de artistas que querem expor; entanto, faz-se necessário formar un conselho curador para propiciar uma articulação maior das propostas a serem selecionadas para a exposição na Galeria Cilindro.

fotos no site:
www.flickr.com/photos/galeriacilindro
(por Julio leite, extraído da revista DASARTES)

cris calaço


1 Comentário:

Autorretrato disse...

Muito interessante... esta com certeza é mais uma forma de democratizar a arte. Até pq muitas pessoas se intimidam de entrar em museus e locais fechados onde acontecem exposições. Assim, todos podem apreciar e que sem sabe tomar gosto pelo admiravel mundo das artes.
Abraços!

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO