Pular para o conteúdo principal

Aquisições 2009 - Dvd's e folder's

Novas aquisições do Arte na Escola em João Pessoa (UFPB):

MINISTÉRIO DA CULTURA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Copa da Cultura 2006: a documentação.

CASAS do Brasil, 2007. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2007. (Coleção Casas do Brasil, 2). Catálogo.

MAZZOTTI, Iolanda Gollo. Solvet.

ITAÚ CULTURAL. Série obra revelada – entrevistas/DVD. São Paulo: Itaú Cultural
SESC. Quadro Cervantes: música Ibero-brasileira.

LIMA, Janice Shirley Souza; MACHADO, Vania Leite Leal. Caderno de Educação para o patrimônio arqueológico.

PECCINNI, Daisy. Pintura no Brasil: um olhar no século XX.

BARDI, P. M. Miguel Dutra: o poliedro artista paulista. (Itú, 1810 – Piracicaba, 1875).
ECHEVERRIA, Regina. Furacão Elis.

INVENTÁRIO do que podia ser bem melhor e será... 62 textos e 565 pérolas que desvelam que pensam e sentem os rumos do mundo... São Paulo: Instituto Ecofuturo. 260 p. [6º concurso de redação Ler é preciso].

Gilberto Salvador: 30 anos de pintura. São Paulo: MASP. Exposição de 3 a 25 – ago. 1995. 62 p.

BIENAL DE SÃO PAULO, 28. Apresentação/ mapa com disposição dos artistas [folder Port./Inglês].

LEAL, Vânia. Grafismo da cerâmica arqueológica de Canaã dos Carajás: proposta de uso em produtos contemporâneos.

MAGALHÃES, Fabio; ARGAN, Carlo Giulio; SPIES, Werner. ALIGI SASSU. Pintura 1927 – 1990.

PORTELA, Ismael et al. Grupo Camelo.

SALÃO DO MAR, 7. Carta náutica para navegadores da arte. [compreende três encartes: todos a bordo; navegando em redes; levantando âncoras e acompanha CD].Vitória, 2006. 1. Arte educação.

ESCOLA DE BELAS ARTES – UFBA. Especialização Arte Educação: cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Coleção Pirelli/MASP de fotografias de 1992.

Por Beto Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…