Pular para o conteúdo principal

Aquisições 2009 - Dvd's e folder's

Novas aquisições do Arte na Escola em João Pessoa (UFPB):

MINISTÉRIO DA CULTURA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Copa da Cultura 2006: a documentação.

CASAS do Brasil, 2007. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2007. (Coleção Casas do Brasil, 2). Catálogo.

MAZZOTTI, Iolanda Gollo. Solvet.

ITAÚ CULTURAL. Série obra revelada – entrevistas/DVD. São Paulo: Itaú Cultural
SESC. Quadro Cervantes: música Ibero-brasileira.

LIMA, Janice Shirley Souza; MACHADO, Vania Leite Leal. Caderno de Educação para o patrimônio arqueológico.

PECCINNI, Daisy. Pintura no Brasil: um olhar no século XX.

BARDI, P. M. Miguel Dutra: o poliedro artista paulista. (Itú, 1810 – Piracicaba, 1875).
ECHEVERRIA, Regina. Furacão Elis.

INVENTÁRIO do que podia ser bem melhor e será... 62 textos e 565 pérolas que desvelam que pensam e sentem os rumos do mundo... São Paulo: Instituto Ecofuturo. 260 p. [6º concurso de redação Ler é preciso].

Gilberto Salvador: 30 anos de pintura. São Paulo: MASP. Exposição de 3 a 25 – ago. 1995. 62 p.

BIENAL DE SÃO PAULO, 28. Apresentação/ mapa com disposição dos artistas [folder Port./Inglês].

LEAL, Vânia. Grafismo da cerâmica arqueológica de Canaã dos Carajás: proposta de uso em produtos contemporâneos.

MAGALHÃES, Fabio; ARGAN, Carlo Giulio; SPIES, Werner. ALIGI SASSU. Pintura 1927 – 1990.

PORTELA, Ismael et al. Grupo Camelo.

SALÃO DO MAR, 7. Carta náutica para navegadores da arte. [compreende três encartes: todos a bordo; navegando em redes; levantando âncoras e acompanha CD].Vitória, 2006. 1. Arte educação.

ESCOLA DE BELAS ARTES – UFBA. Especialização Arte Educação: cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Coleção Pirelli/MASP de fotografias de 1992.

Por Beto Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê