Pular para o conteúdo principal

Jesuitismo e a educação das artes e ofícios em cartuns








Oi, Pessoal,

estou ministrando, no semestre 2009.1, a disciplina História do Ensino das Artes Visuais, no curso de Licenciatura em Artes Visuais, da UFPB. Como avaliação da discussão sobre o ensino das artes e ofícios, ministrado pelos jesuítas, solicitei à turma que elaborasse charges ou cartuns com a pretensão de sintetizar o que foi discutido em sala de aula.

Para quem quiser comparar com o que foi discutido, o texto que serviu de base para as aulas foi o de minha autoria, publicado no seguinte livro:

NASCIMENTO, Erinaldo Alves. Formação profissional do "bom silvícola" nas Artes e Ofícios: a perspectiva do Jesuitismo. In: BARBOSA, Ana Mae. (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva 2008.

Neste momento, divulgo os cartuns de Carlos Nunes que, em vez de um, elaborou quatro, todos muito interessantes, pertinentes e provocativos. São cartuns que demonstram o enorme potencial e o profissionalismo de Carlos Nunes. Para ampliar, clique em cada cartum.
Erinaldo Alves

Comentários

Thiago disse…
Boa Noite! Sou aluno da UFF e gostaria de informar que utilizei as imagens acima para exemplificar em um seminário as formas de paródia da colonização hoje utilizadas. Os créditos do Carlos Nunes foram mantidos. Desde já agradeço.
Anônimo disse…
Aрpreciate this post. Wіll try it out.

Stoρ by mу wеblog: Bauchspeck loswerden
Anônimo disse…
Ні i аm kаνin,
its my firѕt tіme tо cоmmenting anyωheгe, whеn i read thіs post i thought i cοuld also cгeate commеnt due to this goοԁ
article.

Feel fгee to ѕurf tо my weblog ... chatroulette users
Anônimo disse…
I κnow this if off topіc but I'm looking into starting my own blog and was wondering what all is required to get setup? I'm asѕuming
having a blog likе yours would cost a prеtty penny?

Ι'm not very web smart so I'm not 100% positive. Any tips or advice would be greatly appreciated. Thanks

Look at my web-site: preventing Premature Ejaculation
my webpage > fast ejaculation control

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…