Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

José de Vasconcelos: um professor aprendiz

Pessoal,


mais uma vez uso o blog para apresentar um colaborador, que é um companheiro no envolvimento com o ensino de artes, e um amigo muito especial. Conheci José de Vasconcelos ou Vasco, como é conhecido entre os amigos, quando ainda era um aluno do Curso de Licenciatura em Educação Artística, na UFPB. Naquele momento, percebi sua curiosidade, quando passou a participar de minhas aulas como ouvinte. Depois, fomos parceiros no Projeto Arte na Escola - Pólo UFPB, entre 1994 e 1999. Vasco era responsável pela orientação pedagógica aos usuários deste setor. Ficava muito satisfeito com o seu desempenho, pois via como ia assimilando as orientações e articulando às necessidades dos professores que nos visitavam em busca de material pedagógico.
Vasco é natural de Santa Rita-PB. É formado em licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas. Fez Especialização em Fundamentos Metodológicos da Crítica e Ensino de Artes, ambos pela Universidade Federal da Paraíba.

Reside em Macapá/AP desde junho de 2000. Atua como professor auxiliar do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá, no qual ministra as disciplinas de Pesquisa em Artes, Percepção Visual e Fotografia.
Atualmente participa de grupos de pesquisas em metodologia e ensino da arte; e de patrimônio cultural através da fotografia. Desde janeiro de 2009 atua como coordenador pedagógico do Projeto Arte na Escola/AP.
Paralelamente à vida doscente, desenvolve atividades de fotógrafo e artista plástico. Na atual fase do seu processo fotográfico, interessa-se pela expressão de angustias, decepções, frustrações e sofrimentos do ser humano na sociedade contemporânea.

A atuação de Vasco é um exemplo para os demais alunos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística e em Artes Visuais da UFPB. De aluno passou a ser professor do ensino superior, dispondo-se a viver em outros locais, longe dos seus familiares, na busca de sua realização profissional. Seja bem-vindo, meu amigo. É um enorme prazer tê-lo mais uma vez como parceiro aqui no Blog, parceiro também como professor universitário e de coordenação do arte na escola.
Queremos conhecer também suas fotografias. O blog está ao seu dispor para divulgá-las.

Erinaldo Alves

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO