Pular para o conteúdo principal

José de Vasconcelos: um professor aprendiz

Pessoal,


mais uma vez uso o blog para apresentar um colaborador, que é um companheiro no envolvimento com o ensino de artes, e um amigo muito especial. Conheci José de Vasconcelos ou Vasco, como é conhecido entre os amigos, quando ainda era um aluno do Curso de Licenciatura em Educação Artística, na UFPB. Naquele momento, percebi sua curiosidade, quando passou a participar de minhas aulas como ouvinte. Depois, fomos parceiros no Projeto Arte na Escola - Pólo UFPB, entre 1994 e 1999. Vasco era responsável pela orientação pedagógica aos usuários deste setor. Ficava muito satisfeito com o seu desempenho, pois via como ia assimilando as orientações e articulando às necessidades dos professores que nos visitavam em busca de material pedagógico.
Vasco é natural de Santa Rita-PB. É formado em licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas. Fez Especialização em Fundamentos Metodológicos da Crítica e Ensino de Artes, ambos pela Universidade Federal da Paraíba.

Reside em Macapá/AP desde junho de 2000. Atua como professor auxiliar do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá, no qual ministra as disciplinas de Pesquisa em Artes, Percepção Visual e Fotografia.
Atualmente participa de grupos de pesquisas em metodologia e ensino da arte; e de patrimônio cultural através da fotografia. Desde janeiro de 2009 atua como coordenador pedagógico do Projeto Arte na Escola/AP.
Paralelamente à vida doscente, desenvolve atividades de fotógrafo e artista plástico. Na atual fase do seu processo fotográfico, interessa-se pela expressão de angustias, decepções, frustrações e sofrimentos do ser humano na sociedade contemporânea.

A atuação de Vasco é um exemplo para os demais alunos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística e em Artes Visuais da UFPB. De aluno passou a ser professor do ensino superior, dispondo-se a viver em outros locais, longe dos seus familiares, na busca de sua realização profissional. Seja bem-vindo, meu amigo. É um enorme prazer tê-lo mais uma vez como parceiro aqui no Blog, parceiro também como professor universitário e de coordenação do arte na escola.
Queremos conhecer também suas fotografias. O blog está ao seu dispor para divulgá-las.

Erinaldo Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…