Pular para o conteúdo principal

INSTALAÇÃO "OUPS!"...


Uma instalação feita por um artista brasileiro é um dos destaque deste ano do maior evento de animação, mangá e arte high-tech do Japão, o Japan Media Arts Festival.

A instalação interativa "Oups!", de Marcio Ambrosio, que mistura movimentos humanos com animação, ganhou o prêmio principal da categoria Arte e foi uma das mais concorridas na abertura da exposição.

Durante os 11 dias de evento, o visitante vai poder ver, ouvir e interagir também com outras 169 obras, escolhidas de um total de 2.146 inscrições de 44 países.

Nas categorias mangá, entretenimento e animação, os ganhadores foram todos japoneses.


"Tenori-on", ou algo como "som na palma da mão", foi um dos vencedores.

Este aparelho funciona como um instrumento musical digital, que mistura sintetizador com sequenciador.

Apresentado ao público em 2005, o aparelho é hoje usado por Bjork, Radiohead, Kraftwerk, entre outros músicos.

Ele foi desenvolvido pelo técnico de som da Yamaha, Yu Nishibori, em parceria com Toshio Iwai.


Neste 'jogo', a pessoa terá de levar o boneco, projetado digitalmente numa tela grande, para fora do cubo

O mercado de produtos digitais no Japão é um dos mais lucrativos do mundo.

A demanda por novidades é grande e o mercado para arte digital tem crescido nos últimos anos.

Por isto, o festival é considerado um dos mais importantes do país. Ele traz trabalhos que usam as mais novas técnicas e tecnologias digitais.

'Oups!'


Na instalação do artista brasileiro, a idéia é transformar o visitante no ator principal de uma sequência animada.

É como se estivéssemos no filme Uma Cilada para Roger Rabbit.

"Ele nasceu da vontade de misturar novas tecnologias com a animação clássica de forma artística e ao mesmo tempo lúdica", contou Ambrosio à BBC.


Nesta instalação o visitante pode usar o celular para 'pescar' os peixes

Foi da reação dos primeiros que "viram" o trabalho que surgiu o nome.

"Oups é uma palavra que, quando pronunciada, expressa surpresa quando se tem contato com algo inesperado", explicou Ambrosio.

A obra surgiu há um ano e já participou de outros festivais. "Mas é a primeira vez que ganho um prêmio com um trabalho", contou.

Os japoneses se divertiram com a instalação Oups!

Formado em desenho industrial e artes, o brasileiro atuou em diferentes áreas como animação, propaganda e pós-produção.

Em 1999, ele foi para a Bélgica, onde trabalhou em estúdios de pós-produção de longas-metragens, documentários e comerciais de propaganda.


Em 2004 formou o coletivo Zzzmutations, criado para produzir curtas-metragens de animação e desenvolver projetos experimentais.

De volta ao Brasil, montou o estúdio de criação Kosmo para aplicar seu talento e experiência no mercado brasileiro.

Agora o artista sonha em criar uma videoteca de animações, um canal para ilustradores, animadores e grafistas de todo o mundo.

"Quem quiser criar uma animação para o Oups! pode me mandar o trabalho e vamos incluí-lo", disse.

Assim, a cada nova exposição, sempre existirão novidades e animações inéditas, o que dá um caráter de projeto infinito ao trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê