Pular para o conteúdo principal

Residência de artistas Shakers - França


Este é meu post inaugural aqui no blog.
Sou artista plástica e jornalista nascida em São Paulo e criada em São Bernardo do Campo. Moro e trabalho na França há seis anos.

Para começar, vou falar um pouco da residência internacional de artistas Shakers - Lieu d´Effervescence, da qual participei durante um ano como residente e continuo a fazer parte como membro da associação. 
Shakers foi criada há cinco anos e funciona na cidade de Montluçon, região da Auvergne, bem no centro do país. Na época em que fui artista residente, entre 2003 e 2004, o projeto recebeu cinco artistas por ano, selecionados por um júri, com permanências que variaram entre seis meses e um ano. Atualmente, são três os artistas acolhidos por ano. 
Cada um deles dispõe de um apartamento individual de 80m2, 3 quartos, completamente mobiliado e equipado, de um ateliê coletivo de 1000m2, um escritório de uso comum com computadores, impressoras, Internet e documentos sobre arte e uma ajuda e custo mensal. 
A idéia é propiciar estrutura física e tempo para que os artistas possam desenvolver e realizar tranquilamente seus projetos, que serão exibidos em exposições individuais ao fim de cada residência. 
Em paralelo ao trabalho artístico, os residentes são convidados a desenvolver criações junto à comunidade e às escolas da região. Foi e é ainda por essa via que realizo todos os semestres intervenções com crianças e adolescentes aqui na Auvergne. 
Nesses cinco anos de atividade, passaram pela residência cerca de 20 artistas de diferentes nacionalidades: brasileira, iraniana, suíça, italiana, chinesa, alemã; e franceses vindos de diversas regiões do país. 
Shakers é, atualmente, uma associação que funciona graças ao financiamento, entre outros, do Ministério da Cultura e Comunicação francês, da Communauté d´Agglomération de Montluçon, dos bancos Centre France e Caisse des Dépôts, da Fondation Auchan pour la jeunesse e Académie de Clermont-Ferrand.
Quem quiser conhecer ainda mais sobre o projeto pode ir diretamente ao site www.shakers.fr
As inscrições de candidatos às vagas de 2009 já estão encerradas. Aliás, este ano o projeto recebe um outro brasileiro radicado na França. 

Carmen Novo - http://perso.orange.fr/carmennovo
Foto: Instalação Tenho Nuvens nos Olhos, de Carmen Novo, no Fonds d´Art Contemporain, Montluçon (França)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…