Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Residência de artistas Shakers - França


Este é meu post inaugural aqui no blog.
Sou artista plástica e jornalista nascida em São Paulo e criada em São Bernardo do Campo. Moro e trabalho na França há seis anos.

Para começar, vou falar um pouco da residência internacional de artistas Shakers - Lieu d´Effervescence, da qual participei durante um ano como residente e continuo a fazer parte como membro da associação. 
Shakers foi criada há cinco anos e funciona na cidade de Montluçon, região da Auvergne, bem no centro do país. Na época em que fui artista residente, entre 2003 e 2004, o projeto recebeu cinco artistas por ano, selecionados por um júri, com permanências que variaram entre seis meses e um ano. Atualmente, são três os artistas acolhidos por ano. 
Cada um deles dispõe de um apartamento individual de 80m2, 3 quartos, completamente mobiliado e equipado, de um ateliê coletivo de 1000m2, um escritório de uso comum com computadores, impressoras, Internet e documentos sobre arte e uma ajuda e custo mensal. 
A idéia é propiciar estrutura física e tempo para que os artistas possam desenvolver e realizar tranquilamente seus projetos, que serão exibidos em exposições individuais ao fim de cada residência. 
Em paralelo ao trabalho artístico, os residentes são convidados a desenvolver criações junto à comunidade e às escolas da região. Foi e é ainda por essa via que realizo todos os semestres intervenções com crianças e adolescentes aqui na Auvergne. 
Nesses cinco anos de atividade, passaram pela residência cerca de 20 artistas de diferentes nacionalidades: brasileira, iraniana, suíça, italiana, chinesa, alemã; e franceses vindos de diversas regiões do país. 
Shakers é, atualmente, uma associação que funciona graças ao financiamento, entre outros, do Ministério da Cultura e Comunicação francês, da Communauté d´Agglomération de Montluçon, dos bancos Centre France e Caisse des Dépôts, da Fondation Auchan pour la jeunesse e Académie de Clermont-Ferrand.
Quem quiser conhecer ainda mais sobre o projeto pode ir diretamente ao site www.shakers.fr
As inscrições de candidatos às vagas de 2009 já estão encerradas. Aliás, este ano o projeto recebe um outro brasileiro radicado na França. 

Carmen Novo - http://perso.orange.fr/carmennovo
Foto: Instalação Tenho Nuvens nos Olhos, de Carmen Novo, no Fonds d´Art Contemporain, Montluçon (França)

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO