Pular para o conteúdo principal

Residência de artistas Shakers - França


Este é meu post inaugural aqui no blog.
Sou artista plástica e jornalista nascida em São Paulo e criada em São Bernardo do Campo. Moro e trabalho na França há seis anos.

Para começar, vou falar um pouco da residência internacional de artistas Shakers - Lieu d´Effervescence, da qual participei durante um ano como residente e continuo a fazer parte como membro da associação. 
Shakers foi criada há cinco anos e funciona na cidade de Montluçon, região da Auvergne, bem no centro do país. Na época em que fui artista residente, entre 2003 e 2004, o projeto recebeu cinco artistas por ano, selecionados por um júri, com permanências que variaram entre seis meses e um ano. Atualmente, são três os artistas acolhidos por ano. 
Cada um deles dispõe de um apartamento individual de 80m2, 3 quartos, completamente mobiliado e equipado, de um ateliê coletivo de 1000m2, um escritório de uso comum com computadores, impressoras, Internet e documentos sobre arte e uma ajuda e custo mensal. 
A idéia é propiciar estrutura física e tempo para que os artistas possam desenvolver e realizar tranquilamente seus projetos, que serão exibidos em exposições individuais ao fim de cada residência. 
Em paralelo ao trabalho artístico, os residentes são convidados a desenvolver criações junto à comunidade e às escolas da região. Foi e é ainda por essa via que realizo todos os semestres intervenções com crianças e adolescentes aqui na Auvergne. 
Nesses cinco anos de atividade, passaram pela residência cerca de 20 artistas de diferentes nacionalidades: brasileira, iraniana, suíça, italiana, chinesa, alemã; e franceses vindos de diversas regiões do país. 
Shakers é, atualmente, uma associação que funciona graças ao financiamento, entre outros, do Ministério da Cultura e Comunicação francês, da Communauté d´Agglomération de Montluçon, dos bancos Centre France e Caisse des Dépôts, da Fondation Auchan pour la jeunesse e Académie de Clermont-Ferrand.
Quem quiser conhecer ainda mais sobre o projeto pode ir diretamente ao site www.shakers.fr
As inscrições de candidatos às vagas de 2009 já estão encerradas. Aliás, este ano o projeto recebe um outro brasileiro radicado na França. 

Carmen Novo - http://perso.orange.fr/carmennovo
Foto: Instalação Tenho Nuvens nos Olhos, de Carmen Novo, no Fonds d´Art Contemporain, Montluçon (França)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê