É com grata satisfação que divulgo que o projeto do meu livro intitulado "ENSINO DO DESENHO: DO ARTÍFICE/ ARTISTA AO DESENHISTA AUTOEXPRESSIVO" foi aprovado no PROGRAMA “AUXÍLIO À EDITORAÇÃO – 2008”, promovido pela PRPG/UFPB. O livro deverá ser lançado no decorrer de 2009. Trata-se de uma adaptação da minha tese de doutorado.
O livro analisa as concepções de infância, ensino e de "bom professor", na vigência da denominação "Ensino de Desenho", amplamente dinfudida entre os séculos dezenove e início do vinte no Brasil e em diversos países. O livro trabalha com importantehs fontes primárias, pouco conhecidas pelo professorado de Artes Visuais e de outras áreas afins, selecionadas como exemplos de mudanças na maneira de conceber e ensinar. Destaca o manuscrito de Lebreton, o método das 10 estampas de Vitor Meirelles, os textos de Rui Barbosa, de Theodoro Braga e um manuscrito de Anita Malfatti sobre sua experiência com o ensino do desenho, encontrado no IESP, da USP.
O livro, porque está embasado no que foi dito e escrito na época, trará uma significativa contribuição para o estudo da História do Ensino das Artes Visuais no contexto brasileiro, somando-se às outras pesquisas existentes, apesar de poucas, merecendo destaque as análises de Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, Fernando Azevêdo, Fernanda Cunha, Rita Bredariolli, Vicente Vitoriano, entre outros..
Fonte: http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=8901
Erinaldo Alves
O livro analisa as concepções de infância, ensino e de "bom professor", na vigência da denominação "Ensino de Desenho", amplamente dinfudida entre os séculos dezenove e início do vinte no Brasil e em diversos países. O livro trabalha com importantehs fontes primárias, pouco conhecidas pelo professorado de Artes Visuais e de outras áreas afins, selecionadas como exemplos de mudanças na maneira de conceber e ensinar. Destaca o manuscrito de Lebreton, o método das 10 estampas de Vitor Meirelles, os textos de Rui Barbosa, de Theodoro Braga e um manuscrito de Anita Malfatti sobre sua experiência com o ensino do desenho, encontrado no IESP, da USP.
O livro, porque está embasado no que foi dito e escrito na época, trará uma significativa contribuição para o estudo da História do Ensino das Artes Visuais no contexto brasileiro, somando-se às outras pesquisas existentes, apesar de poucas, merecendo destaque as análises de Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, Fernando Azevêdo, Fernanda Cunha, Rita Bredariolli, Vicente Vitoriano, entre outros..
Fonte: http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=8901
Erinaldo Alves
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