Pular para o conteúdo principal

Um olhar para arte do nosso tempo


A idéia de fazer esse ensaio surgiu quando, em sala de aula, um dos meus alunos depois da análise de uma obra contemporânea questionou-me a respeito da intenção do artista e do seu processo criativo. Rapidamente, a velha discussão dos parâmetros e limites que determinam o conceito de arte iniciou-se e, a polêmica sobre a importância da produção artística contemporânea tomou conta da aula.

A primeira coisa que me veio à mente foi colocar para os alunos que arte reflete em sua forma a maneira de pensar de sua época. E utilizando-me das palavras de Borges (2008) afirmei que a arte produzida no nosso tempo, nada mais faz do que traduzir uma sociedade em constante transformação “onde muitos padrões estão sendo questionados, onde somos bombardeados todos os dias com uma gama enorme de informação”. Por isso a dificuldade de analisá-la, bem diferente de falar do renascimento, barroco, dentre outros que já possuem um conhecimento sistematizado e um distanciamento histórico.

Além disso, Santos (1995) em seus estudos afirma que a pós-modernidade (ou contemporaneidade) é um ecletismo, uma mistura de várias tendências e estilos sob o mesmo nome. “Ela não tem unidade; é aberta, plural e muda de aspecto se passamos da tecnociência para as artes plásticas, da sociedade para a filosofia.”

Dessa forma, vivendo num mundo complexo e controverso em seus conceitos, é preciso compreender que a produção artística também refletirá, discutirá e questionará o seu tempo. É fácil então, compreender porque os artistas buscam em suas obras de arte códigos cada vez mais individualizados. Santos (Idem) esclarece que “seja qual for o estilo, a arte pós-moderna vai se apoiar nos objetos (não no homem), na matéria (não no espírito), no momento (não no eterno), no riso (não no sério)”. Assim, quando nos referimos ao código da obra de arte contemporânea, estamos nos referindo a um fenômeno complexo e fragmentado que alguns teóricos chamam de antiarte pós-moderna, e que põe fim a beleza, a forma e ao valor supremo da arte.

Estas características estão visivelmente presentes nas obras contemporâneas quando elas privilegiam a idéia, a pesquisa, o processo de criação em detrimento “do saber fazer” (Coli, 1995). Dessa forma, o público é convidado a participar, interagir corporalmente e sensorialmente com o trabalho, no qual podemos destacar a produção de Hélio Oiticica e Ligia Clark. Essa visão destoa totalmente dos padrões estéticos do pensamento clássico, onde o artista era criador e executor do trabalho, cabendo ao público apenas uma contemplação fria e intelectual; quem não se lembra dos famosos lembretes em nossas galerias e museus, “por favor não tocar nas obras” ou “favor respeitar a distância permitida” ou coisa parecida.
Outro aspecto que chama a atenção na arte contemporânea e que também provoca um estranhamento do grande público é a utilização de materiais não nobres e efêmeros, particularidade da arte que surgiu com os ready-mades duchampianos que buscavam, naquele momento, através do espírito dadaísta criticar o estatuto da arte e o valor do objeto artístico. No entanto, o que aconteceu inicialmente como uma crítica, hoje influencia toda produção contemporânea, que tenta se aproximar do público questionando a relação entre a arte erudita e a arte popular. Essa singularidade do banal está presente na arte conceitual, na arte pobre, no neo-dadaismo, na arte terra, na arte paisagem, na arte corporal, dentre outras.

Ao terminar essa breve explanação aos alunos, comungando com as idéias de Borges (idem) expliquei que a grande dificuldade da arte contemporânea é que ela é uma fusão de tudo que já foi feito e experimentado e ao mesmo tempo é algo que tem que ser novo. E devido a tudo isso, pode ocorrer que alguns desses trabalhos corram o risco de cair na criação de pastiches descartáveis, vazios, cópias ou imitações de outros estilos. Mas, mesmo assim, é preciso compreender que “A arte pode ser ruim, boa ou indiferente, mas qualquer que seja o adjetivo empregado, temos de chamá-la de arte. A arte ruim é arte, do mesmo modo como uma emoção ruim é uma emoção”. (René Duchamp).

Assim, com base em todo o contexto aqui explanado, é necessário perceber que o surgimento da anti-arte contemporânea é um novo paradigma no universo da arte e que este está relacionado diretamente com o nosso mundo pós-moderno, repleto de inovações tecnológicas e científicas, transformações sociais, filosóficas, de consumo, etc. Entender a arte do nosso tempo é conviver com os antigos parâmetros estéticos e buscar produzir algo que não vem evidentemente do nada, mas que, tem a responsabilidade de ser novo (Dufrenne, 1982).

Finalizando, acredito que um dos caminhos para se entender a arte do nosso tempo, ambígua e questionadora é perceber que esta arte se instala em nosso meio por todo um aparato cultural que envolve os objetos artísticos, como o discurso, o local, a atitude de admiração, o tempo, etc., que nos permite um direcionamento para esse novo modelo estético (Coli, 1995). Outro caminho aponta para a familiarização cultural defendida por Forquin (1982), pois “o contato direto com as obras, sua freqüentação regular e intensa, são o principal e o melhor caminho de sensibilização, o único verdadeiro meio e acesso ao domínio dos códigos, o alimento por excelência do sentimento de familiaridade”.


BORGES, Gilberto André. Arte contemporânea. Sd. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2008.
COLI, Jorge. O Que é Arte? São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
FORQUIN, Jean-Claude. A Educação Artística – para quê? In: PORCHER, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
DUFRENNE, Mikel. A estética e as ciências da arte – 2ª parte. (o estudo actual dos principais problemas estéticos e das diferentes artes). Lisboa: Livraria Bertrand, 1982.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-modernismo. São Paulo: Brasiliense, 1980.
Um abraço a todos e, espero contribuir a discussão sobre o ensino de arte visuais.
(José de Vasconcelos Silva)

Comentários

Anônimo disse…
Bem-vindo, Vasco. Bom ensaio!

Abraços,

Erinaldo

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê