Pular para o conteúdo principal

Por que o universo feminino é cor de rosa e o masculino é azul?

Com menos de uma hora de vida, recém-nascidas recebem uma pulseirinha cor-de-rosa para indicar que são meninas. E esse é só o começo de uma relação de amor com esta cor, que vai estar presente em roupas, acessórios, decoração, objetos pessoais, comunidades do Orkut... Mas de onde vem essa relação entre o feminino e ocor-de- rosa? Quando e onde foi estabelecido que a mistura do branco com o vermelho seria a representante absoluta do gênero? Na antiguidade, o rosa era relacionado ao rosado dos lábios, aos seios, e às partes íntimas de uma mulher do período clássico ? mas o uso da cor era arbitrário. No século XX, a associação entre cores e gêneros sexuais emergiu contrária à que nós conhecemos hoje. Nas primeiras décadas, revistas femininas aconselhavam as mães a vestirem seus filhos de cor-de-rosa e suas filhas de azul. Um artigo da revista americana 'Ladies Home Journal', edição de junho de 1918, informa que "a regra geral diz que rosa é a cor dos meninos e azul é a cor das meninas. Isso porque o rosa é uma cor mais decidida e forte (variante do vermelho), logo, é mais adequada para um garoto. O azul, sendo uma cor mais delicada e leve, fica mais bonito nas garotinhas". Além disso, o azul era a cor mais usada por artistas nas vestimentas da Virgem Maria, o símbolo feminino da Igreja Católica.

Na Segunda Guerra Mundial, os nazistas passaram a usar um triângulo cor-de-rosa como o símbolo identificador dos homossexuais nos campos de concentração, assim como a estrela de Davi amarela identificava os judeus. Isso prova que, na Alemanha, a cor já era relacionada às meninas. Combinado com o período pré-feminista, onde as mulheres reivindicavam o direito de usá-la também, o cor-de-rosa passou a representar o sexo feminino. Com o "boom" da publicidade, essa tendência foi consolidada e o rosa se tornou a cor das mulheres, e dos gays também.

Curiosidades a respeito do cor-de-rosa:

- Em 2007, paredes rosas estão em alta. - Em espanhol, o termo "novela rosa" designa um gênero de literatura de romance "água com açúcar", direcionado para o público feminino.

- No Japão, filmes pornográficos são chamados de "filmes rosa", devido à relação que a cor tem com a vagina da mulher. - Existem 59 tons de rosa. - O "rosa shocking", cor característica da boneca Barbie, ficou popular com a estilista Elsa Schiaparelli , que em 1936 usou o tom na caixa do seu perfume "Shocking Pink".

- Na mitologia grega, a flor rosa cor-de-rosa é associada ao deus Adônis, o amado de Vênus. Por isso, a cor se tornou símbolo do renascimento do amor que sobrevive à morte.

- Em 1968, a vendedora de cosméticos Mary Kay Ash comprou um Cadillac cor-de-rosa para fazer suas vendas pelos Estados Unidos, de porta em porta. O carro acabou se tornando símbolo da sua multinacional, a Mary Kay Inc.


Moda-Bebê
Por que azul para meninos e rosa para meninas?
Bruno Vieira Feijó

A associação é tão comum que nem parece precisar de explicação, mas nem sempre meninos vestiram azul e meninas vestiram rosa. Segundo o livro Dictionary Of Omens and Supersticions ("Dicionário de Agouros e Supertições", sem tradução em português), o costume já existia na era pré-cristã, quando se acreditava que algumas cores podiam expulsar os espíritos nefastos que rondavam os recém-nascidos. Como bebês do sexo masculino eram mais valiosos, passaram a ser vestidos com roupas azuis, cor associada aos espíritos do bem (por ser a mesma do céu). As meninas, quando recebiam alguma atenção, ganhavam roupas pretas, cor-símbolo da fertilidade na cultura oriental, de onde possivelmente veio a crença nos espíritos.
Foi só no século 19 que o rosa ganhou alguma ligação com a feminilidade, influenciado por uma lenda européia que diz que as meninas nascem de rosas e os meninos de repolhos azuis. Esse padrão, no entanto, não se disseminou por todo o mundo. Por um bom tempo, na França, as meninas se vestiam de azul, por causa da tradição católica, que associa a cor à pureza da Virgem Maria.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/5093+por+que+o+universo+feminino+e+cor+de+rosa+ http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_376781.shtml

(Erinaldo Alves)

Comentários

Carlos Felippe disse…
Interessante. Eu já tinha lido algo sobre isso quando trabalhava em agência de publicidade. Realmente a associação das cores com os sexos foram fortemente propagadas pelos anúncios publicitarios por todo o seculo XX. Achei até "lógico" o papo de associar a cor rosa (vinda da cor quente vermelho) ao homem, ser mais ativo, e o azul (cor fria) a mulher, ser mais calmo.
Anônimo disse…
Oi, Carlos,

legal a sua participação. De onde você é?

Abraços,

Erinaldo

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…