Artista, aos 95 anos, abre hoje mostra individual com pinturas e esculturas realizadas em 2008
Camila Molina
Cada dia é um dia diverso - todos bem sabemos - e na exposição que Tomie Ohtake inaugura hoje na Galeria Nara Roesler cada uma de suas recentíssimas pinturas comprova essa verdade simples. "A vida tem muitos acontecimentos, alegres e tristes. A vida mesmo transforma a forma e a cada dia há uma cor diferente. Mas o sentimento vem do mesmo lugar", afirma, à sua maneira essencial, a artista, que brinca ser a mostra uma espécie de "diário de Tomie Ohtake" já que as obras, realizadas em 2008, são diferentes entre si assim como simplesmente são os dias. É curioso ver a heterogeneidade do conjunto - desta vez, nenhuma das telas tem o simbólico grande círculo solitário que se fazia presente nas obras de sua última individual na galeria. Tomie Ohtake, que acaba de completar 95 anos, em novembro, recusa a idéia de manter uma forma como se fosse a de mais uma fase em sua trajetória. "São totalmente livres", diz, sobre seus novos trabalhos. Se mais uma vez é possível fazer uma metáfora de referência à sua origem japonesa, novamente a mostra de Tomie vem como se fosse uma onda da gravura ukiyo-e de Hokusai para nos mostrar que sua obra não está estagnada, se renova e surpreende mais uma vez o espectador.
Suas novas telas estão repletas de elementos, algumas com menos, outras, com mais. As cores também são bem diversas - há azuis, vermelhos, tons terrosos, tantos outros -, mas há uma força que parece unir todos os trabalhos, a linha (branca) que se faz, como define o curador Agnaldo Farias, a grande protagonista das histórias do diário de Tomie. Porque ela até mesmo aparece na exposição em sua forma tridimensional, em esculturas feitas com aço tubular que convivem, pela primeira vez na trajetória da artista, com suas pinturas dentro de uma mesma exposição. As "esculturas lineares" parecem brotar do teto, saem das paredes, florescem do chão. E tudo convive no mesmo espaço naturalmente formando, afinal, um movimento contínuo entre todas as obras.
Tomie conta que como este é o ano de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, ela - uma das mais reverenciadas artistas no cenário brasileiro, que chegou ao País na década de 1930, aos 22 anos - foi convidada a realizar seis obras públicas (entre elas, em São Paulo, Santos e Guarulhos), além de tantos outros projetos. "A escala pública é diferente", diz Tomie, que mesmo assim não parou de criar, com agilidade, pelos vários tentáculos dos gêneros artísticos (mas, de alguma maneira, o pensamento escultórico marcou presença nos dias da artista). Para ela, a escala não é problema, como define - ir do terreno do monumental para o mais íntimo faz parte de sua desenvoltura artística -, e, sendo assim, criou, nesses últimos tempos intensos, as obras públicas, as esculturas lineares menores e pinturas - que vemos agora - e ainda, conta, um grande conjunto de gravuras, que será exibido em outra ocasião.
Dentro desse campo de "elogio da linha", como define Agnaldo Farias, as pinturas e esculturas não entram em confronto na atual exposição. "Na escultura, naturalmente, a forma é mais rígida, mas essa, para mim, é sempre só linha, é livre", reforça mais uma vez Tomie, que não reconhece em seu gesto de criação nem mesmo o toque oriental a que poderíamos fatalmente reduzir sua obra por sua origem japonesa. A artista, nascida em Kyoto e que só tardiamente começou a se dedicar à arte, aos 39 anos, já caminhou por tantas vertentes - da figuração à abstração - mantendo sempre independência e liberdade. "A presença das duas modalidades expressivas freqüentadas por Tomie Ohtake reforça a propriedade de seus gestos e, indo além, até porque sua poética não se resume a um jogo com a linha, demonstra a amplitude de sua poética, o modo como ela opera a relação entre cor, plano e linha engendrando situações tão diversas", afirma o curador em texto que acompanha a exposição.
"Eu só queria pintar", diz a artista - e para ela, a linha, tão em questão, se tornou um válido elemento para "brincar" no campo do jogo entre o que está visível e o invisível, entre "o ter e não ter": o traço faz ora e outra uma forma aparecer, se justapor, se diluir, sempre em movimento para os olhos (por isso, há até muitas transparências nas pinturas). A linha pode até parecer frágil, mas na verdade é ela que define formas "claras e concisas, limpas ou beirando o emaranhado, demonstrando a persistente plasticidade do espaço, sua infinita maleabilidade" dentro de um campo cromático sempre potente e especial. "A cor tem de fazer, ela não aparece", afirma Tomie. O diário, por assim dizer, da artista não revela apenas que um dia é diferente do outro, mas que o sentimento motriz de sua criação se mantém o mesmo - e, por isso, o curador até afirma ser essa uma mostra que ganha "a força de um balanço" dos caminhos tomados por Tomie nas últimas décadas.
Disponível em : http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081208/not_imp290272,0.php
Karlene Braga
Suas novas telas estão repletas de elementos, algumas com menos, outras, com mais. As cores também são bem diversas - há azuis, vermelhos, tons terrosos, tantos outros -, mas há uma força que parece unir todos os trabalhos, a linha (branca) que se faz, como define o curador Agnaldo Farias, a grande protagonista das histórias do diário de Tomie. Porque ela até mesmo aparece na exposição em sua forma tridimensional, em esculturas feitas com aço tubular que convivem, pela primeira vez na trajetória da artista, com suas pinturas dentro de uma mesma exposição. As "esculturas lineares" parecem brotar do teto, saem das paredes, florescem do chão. E tudo convive no mesmo espaço naturalmente formando, afinal, um movimento contínuo entre todas as obras.
Tomie conta que como este é o ano de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, ela - uma das mais reverenciadas artistas no cenário brasileiro, que chegou ao País na década de 1930, aos 22 anos - foi convidada a realizar seis obras públicas (entre elas, em São Paulo, Santos e Guarulhos), além de tantos outros projetos. "A escala pública é diferente", diz Tomie, que mesmo assim não parou de criar, com agilidade, pelos vários tentáculos dos gêneros artísticos (mas, de alguma maneira, o pensamento escultórico marcou presença nos dias da artista). Para ela, a escala não é problema, como define - ir do terreno do monumental para o mais íntimo faz parte de sua desenvoltura artística -, e, sendo assim, criou, nesses últimos tempos intensos, as obras públicas, as esculturas lineares menores e pinturas - que vemos agora - e ainda, conta, um grande conjunto de gravuras, que será exibido em outra ocasião.
Dentro desse campo de "elogio da linha", como define Agnaldo Farias, as pinturas e esculturas não entram em confronto na atual exposição. "Na escultura, naturalmente, a forma é mais rígida, mas essa, para mim, é sempre só linha, é livre", reforça mais uma vez Tomie, que não reconhece em seu gesto de criação nem mesmo o toque oriental a que poderíamos fatalmente reduzir sua obra por sua origem japonesa. A artista, nascida em Kyoto e que só tardiamente começou a se dedicar à arte, aos 39 anos, já caminhou por tantas vertentes - da figuração à abstração - mantendo sempre independência e liberdade. "A presença das duas modalidades expressivas freqüentadas por Tomie Ohtake reforça a propriedade de seus gestos e, indo além, até porque sua poética não se resume a um jogo com a linha, demonstra a amplitude de sua poética, o modo como ela opera a relação entre cor, plano e linha engendrando situações tão diversas", afirma o curador em texto que acompanha a exposição.
"Eu só queria pintar", diz a artista - e para ela, a linha, tão em questão, se tornou um válido elemento para "brincar" no campo do jogo entre o que está visível e o invisível, entre "o ter e não ter": o traço faz ora e outra uma forma aparecer, se justapor, se diluir, sempre em movimento para os olhos (por isso, há até muitas transparências nas pinturas). A linha pode até parecer frágil, mas na verdade é ela que define formas "claras e concisas, limpas ou beirando o emaranhado, demonstrando a persistente plasticidade do espaço, sua infinita maleabilidade" dentro de um campo cromático sempre potente e especial. "A cor tem de fazer, ela não aparece", afirma Tomie. O diário, por assim dizer, da artista não revela apenas que um dia é diferente do outro, mas que o sentimento motriz de sua criação se mantém o mesmo - e, por isso, o curador até afirma ser essa uma mostra que ganha "a força de um balanço" dos caminhos tomados por Tomie nas últimas décadas.
Disponível em : http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081208/not_imp290272,0.php
Karlene Braga
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