Pular para o conteúdo principal

A arte sem barreiras de Célio Furtado


Por: ASTIER BASÍLIO



SUPERACAO - Célio termina um dos quadros que estão expostos no Tererê: “Costumo dizer: eu não consigo espetar uma azeitona, mas eu pinto um quadro de 1m80”.
O nome da fazenda é bem sugestivo, Retiro. Localizada em Cuité, foi pra lá que o artista plástico Célio Furtado se refugiou para compor os oito quadros de sua exposição ‘Pintando’ na Cidade... O material pode ser visto no restaurante Tererê, localizado na orla do Cabo Branco, João Pessoa. O tema do trabalho são as paisagens arquitetônicas do Centro Histórico da capital, cidade em que o pintor mora há sete anos. A exposição é patrocinada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de João Pessoa.
“Eu me escondi. Me dediquei de tempo integral ao trabalho”, conta Célio. De acordo com o artista, o melhor horário para se pintar é entre 7h e 17h. “Pintar à noite prejudica, pois a luz artificial nos engana e tendemos a exagerar nos contornos, deixando o quadro pesado”.
Célio é figurativo. Contornos, imagens, tudo é evocado com detalhe. A busca é a reprodução da realidade e a busca da perfeição.
Para esta exposição, cujo processo de trabalho durou, ao todo, quatro meses de dedicação exclusiva, o artista plástico convidou a fotógrafa Roberta Monte. Os dois sairam juntos, subindo e descendo ladeiras. “Você deve saber que para a fotografia existe aquela hora mágica, próximo ao pôr-do-sol, quando a luz cobre tudo de amarelo, de ouro”, contou Célio.
Porém, mais do que ver in loco a paisagem que seria a base de inspiração para os quadros, Célio viu como está a acessibilidade do Centro Histórico. Ele é tetraplégico e jornalista e descreveu a experiência. Leia um trecho: “Sobre rodas, pisarei firme com o cuidado de não tropeçar. No circo da vida tudo é muito solto e imprevisível. O chão é mais duro que qualquer chão, a realidade mais crua que qualquer realidade. Irei assim mesmo, sobre rodas, sem redes.”
Foram tiradas 80 fotografias. Destas, Célio escolheu as que mais se aproximavam de seu trabalho. A dimensão dos quadros varia de 80cm por 1m30 e os maiores com 1m por 1m80, que é a dimensão máxima que Célio Furtado consegue. “Esse tamanho dá para pôr em um sofá de quatro lugares”, explica. Célio, por conta de sua deficiência física, desenvolveu um método. As partes do quadro que ele não alcança são pintadas de cabeça para baixo. “Cerca de 30% dos meus quadros são pintados assim, invertidos, pois, foi a maneira que eu desenvolvi para fazer pinturas maiores. Antes eu só pintava quadros menores”, informa.
A forma como Célio Furtado segura o pincel também é diferente. O instrumento é atravessado entre os seus dedos. “Costumo dizer: eu não consigo espetar uma azeitona, mas eu pinto um quadro de 1m80”.
Superação é uma constante na vida de Célio Furtado. A vontade de se aperfeiçoar o fez escrever uma carta para o então presidente da República, o general João Baptista Figueiredo. Foi no ano de 1983. “Era a minha vontade de aprender, de querer”, diz. Pouco menos de 20 dias, o presidente respondeu. Foi assim que ele conseguiu uma bolsa de estudos no curso de Belas Artes do Rio de Janeiro. “Eu fiquei na Escola de Campo, de Niterói, que é uma extensão da escola do Rio”.
Depois do curso, mais precisamente três anos depois, Célio criou coragem e começou a pintar profissionalmente. De lá para cá já foram dezenas de exposições individuais, várias coletivas e um ateliê montado e funcionando na rua Campos Sales, no Centro.


Disponível em : http://jornaldaparaiba.globo.com/v2008/vida.php?id=23211&IDNOT=6&rqv=y


Karlene Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê