Pular para o conteúdo principal

Anarquia ideológica exposta

Por: ASTIER BASÍLIO

IDENTIDADE CULTURAL - Chico Pereira afirma que o projeto não tem qualquer compromisso com a arte tradicional
O primeiro painel tropicalista feito na Paraíba teve a assinatura de Chico Pereira. Adesismo de primeira hora? De modo nenhum. O artista sempre foi antenado. Prova disso é sua mais recente exposição, ‘Conexões Desconexas 2’, montada na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. São 15 ambientes ou nichos. A curadoria é do também artista plástico Dyógenes Chaves.
“A galeria se transformou em uma verdadeira instalação”, afirmou o curador. Quer ter uma idéia de como o trabalho foi montado? Em um ambiente, temos a fusão de fotografias do guerrilheiro Che Guevara e cantor Roberto Carlos? A idéia é mesmo colocar signos em colisão. Já imaginou ir a uma privada e ao levantar a tampa se deparar com ícones das artes plásticas? ‘Conexões Desconexas 2’ traz não só esse deslocamento, mas uma série de outras ressignificações.
A exposição é patrocinada pela Usina Cultural Energisa. O trabalho coincide com o projeto NAC 30 Anos: Sobrevivendo nas Trincheiras (Rede Nacional de Artes Visuais/Funarte/Minc). A primeira edição do ‘Conexões Desconexas’ foi iniciada no próprio NAC em 2002 e apresentada na Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, no ano passado. A mostra evidencia apenas uma face da obra de Chico Pereira, não por acaso pouco conhecida entre nós.
Não é fácil encontrar uma definição para o trabalho. O curador Dyógenes Chaves arrisca uma: “Trata-se de um arquivo de idéias, documentos e objetos, que tem origem no exercício de observação cotidiana realizado pelo artista e engloba desde fatos nas áreas da política e da comunicação até uma profunda pesquisa da cultura popular. Nada escapa ao seu trabalho de memorialista às vezes, irônico e sarcástico deste mundo contemporâneo cada vez mais escravo da ‘ditadura da imagem visual’ e das efemeridades que nos assolam”.
Para Chico Pereira ‘Conexões Desconexas’ “é apenas um capítulo de um projeto mais abrangente a que chamei de ‘Memórias e anotações’, que possui certa anarquia ideológica e nenhum compromisso com a angústia do perfeccionismo da arte tradicional, embora, ao mesmo tempo, seja comprometida com a história humana e com meu livre pensar como artista’.
Dyógenes Chaves ao se referir ao trabalho de Chico Pereira utiliza o termo “site specific”. De acordo com a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais, o termo “sítio específico” faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados - muitas vezes fruto de convites - para um certo local, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada”.
Para Dyógenes, na exposição Chico Pereira claramente “convoca o espectador a enveredar nos meandros da própria história da arte em busca de algumas das perguntas (e respostas) que dão sentido à construção de nossa identidade cultural”.
Chico Pereira nasceu em Campina Grande, mas há décadas está radicado em João Pessoa. É artista plástico, designer gráfico, professor do Curso de Artes Visuais da UFPB e crítico de arte (ABCA). Desde os anos 1960, tem participado ativamente de movimentos culturais na Paraíba. Integrou a equipe de implantação do Museu de Arte de Campina Grande, que dirigiu entre 1969-74.

Disponível em : http://jornaldaparaiba.globo.com/v2008/vida.php?id=22690&IDNOT=6&rqv=y


Karlene Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê