Acesse "conteúdos" na lateral direita do Blog!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

MOSTRA ALEMÃ: HISTÓRIA DO NÚ ARTÍSTICO...

Uma exposição em Düsseldorf, na Alemanha, mostra a história do nu artístico e a polêmica que obras retratando corpos desnudos causaram através dos séculos.
A mostra no museu Kunst Palast inclui cerca de 300 obras que giram em torno de um só tema: o corpo nu. Entre elas estão esculturas da antigüidade, pinturas de artistas famosos e também

As obras expostas pertencem às mais diferentes épocas e vão desde uma estátua grega datada do ano 300 a.C. até a arte contemporânea.

Entre os artistas mais conhecidos estão expoentes da pintura como Picasso, Paul Cezanne, Brueghel, Rubens e Rembrandt.

Segundo o curador, Beat Wismer, o objetivo é também mostrar a polêmica que o nu artístico causou nas mais variadas sociedades, e como as obras foram usadas pelos artistas para quebrar tabus.

“O tema da mostra é tanto a atração erótica do nu artístico como o horror que a visão nua e crua do corpo pode causar no observador”, diz Wismer.

A exposição está causando polêmica: vários críticos ficaram indignados com algumas das obras que foram caracterizadas de pornográficas, como por exemplo vídeos de conteúdo erótico e pinturas explícitas. [...]


Pintura de Paul Cezanne de 1890. A exposição Diana e Actéon no museu Kunst Palast inclui cerca de 300 obras que giram em torno de um só tema: o corpo nu.


Uma mostra em Dusseldorf, na Alemanha, conta a história do nu artístico. Entre as obras expostas está esta pintura de Eric Fischl de 1981, intitulada Bad boy.


O título da mostra, Diana e Actéon, refere-se a uma lenda grega segundo a qual um jovem viu a deusa Diana nua e foi castigado por ela. O mito é o tema desta pintura de Rembrandt de 1595.


Tela de Jan Brueghel, o velho, de 1595. Entre os artistas expostos mais conhecidos também estão Pablo Picasso, Peter Paul Rubens e Francis Bacon.


As obras expostas cobrem um período que vai desde a antiguidade até a arte contemporânea. Aqui uma foto de Duane Michals com o título Nu observado.


Pintura de Jean-Léon Gérôme de 1861. A exposição Diana e Actéon fica em cartaz no museu Kunst Palast em Dusseldorf até o dia 15 de fevereiro de 2009.

Seja o primeiro a comentar

Quem segue Ensinando Artes Visuais

Participe deixando o seu recado

Total de Visitas

Países visitantes

Visitantes agora

Visualizações na última semana

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO