Pular para o conteúdo principal

COLAR DE DOIS MIL ANOS...


Uma gargantilha de ouro de cerca de 2 mil anos avaliada em 350 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 milhão) e encontrada por um amador está sendo considerada um dos mais importantes achados do tipo em 50 anos na Grã-Bretanha.


A descoberta da peça foi relatada no documento Treasure Annual Report 2007, que inclui também informações sobre objetos encontrados em 2005 e 2006, e divulgada pelo Museu Britânico, em Londres, nesta semana.

A jóia foi encontrada por Maurice Richardson, que tem como hobby a procura de metais preciosos usando um detetor de metal. Ele encontrou a gargantilha quando buscava pedaços de um avião da Segunda Guerra Mundial nos campos perto de Newark, no condado de Nottinghamshire, Inglaterra, em 2005.

"É uma coisa fabulosa, o melhor achado da Idade do Ferro em 50 anos", disse J. D. Hill, chefe do departamento da Idade do Ferro do Museu Britânico ao jornal The Guardian.

A gargantilha de ouro e prata - chamada de Newark Torc - é a mais cara peça antiga encontrada por um integrante do público em mais de uma década.

[...] isso se deve em parte ao Treasure Act, legislação que entrou em vigor em 1996 e que obriga o relato de descobertas de objetos de mais de 300 anos às autoridades locais, ao mesmo tempo em que compensa financeiramente os responsáveis pelos achados.

Quando a peça é comprada pelo Museu Britânico ou por um museu local, metade do dinheiro obtido vai para a pessoa que encontrou o objeto e a outra metade para o dono da propriedade onde a descoberta foi feita. [...]

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081120_gargantilhaouro_mp.shtml (Lm)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…