da Folha Online
Divulgação |
![]() |
Detalhe da obra da artista Beatriz Milhazes |
"Apesar de Milhazes claramente se considerar uma abstracionista geométrica, essas são dificilmente as primeiras palavras que virão a mente ao observar seu trabalho. As obras geralmente vêm permeadas por linhas e pontos, círculos freqüentemente se transformam em alvos que saltam aos olhos, e tudo é cercado por motivos que evocam a cultura multifacetada de sua cidade-natal, o Rio de Janeiro."
O texto traz ainda um breve histórico sobre a carreira da artista, que parece "tão acumulada quanto suas próprias pinturas", cita a exposição de Beatriz na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, a instalação exposta no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e faz análises sobre a arte brasileira.
"Há vinte anos, se você não viajasse, nunca iria ver pinturas", declara Beatriz na reportagem. A artista ainda complementa dizendo que, hoje em dia, a pintura ainda é um tanto obscura na cena artística brasileira.
Pinacoteca
Pela primeira vez no Brasil, depois de já ter realizado obras em espaços públicos como uma estação de metrô em Londres ou na fachada de uma loja de departamento em Manchester, Milhazes criou uma obra de grande porte, ocupando a maior sala da Estação Pinacoteca com uma intervenção nas dez janelas do espaço, que variam ao longo do dia conforme a luminosidade externa.
A mostra, que pode ser vista até 30 de novembro, apresenta ainda 21 pinturas e quatro colagens, realizadas pela artista desde 1990, com curadoria de Ivo Mesquita.
Obra de US$ 1 milhão
Milhazes se tornou a brasileira com maior repercussão no mercado exterior, batendo seu próprio recorde num leilão de arte, quando "O Mágico" (2001) foi arrematado por US$ 1,049 milhão, em maio passado, na Sotheby's de Nova York, pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
Disponível em : http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u460946.shtml
Karlene Braga
Para quem desejar conhecer melhor Beatriz Milhazes, segue uma entrevista com a artista:
Disponível em : http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM896900-7823-OS+SEGREDOS+DA+ARTE+DE+BEATRIZ+MILHAZES,00.html
Karlene Braga
Comentários