Pular para o conteúdo principal

MULHERES VERTICAIS...

Mulheres Verticais, mostra de Luiz Paulo Baravelli na AC Galeria de Arte
São Paulo, de 23 de setembro a 30 de outubro de 2008


Baravelli, Gabriela 2, 2008 (acrílica, crayon e esmalte s/ compensado e eucatex, 220 x 58 cm)

“Horizontais são fatos. Verticais são histórias”. Com essa frase inicial, Baravelli começa a desvelar um pouco do seu universo artístico, quando indagado sobre o título de sua nova exposição “Mulheres Verticais”. Para ele, que elegeu o corpo feminino como ponto de partida para sua construção pictórica, cada uma das mulheres representadas é o acúmulo de experiências vividas. “São mulheres planas, bidimensionais, porém cheias de histórias”, segundo o ele.


Quem observa de perto percebe a coexistência de uma diversidade de técnicas em na série. As mais diversas colagens, desenho, pintura acrílica, automotiva coexistem sobre cada uma das placas recortadas de Eucatex e mdf, porém todas elas ganham sentido em planos, cortes, deslocamentos e sobreposições de imagens na montagem original de Baravelli. [...]

Baravelli, Gabriela 1, 2008 (acrílica, crayon e esmalte s/ compensado e eucatex, 220 x 58 cm)

“Cada uma delas representa um universo particular, pois elas são sujeitos, fazem coisas e, portanto são coisas distintas” diz o artista, que apesar de usar modelos vivas, também lança mão de recortes de revistas e projeções em tamanho real para estudar a composição de cada uma de suas obras. Não à toa, o recorte do Eucatex que as emoldura e serve de suporte não obedece forma nem silhueta da figura feminina, pois para o artista ele dá sentido e orientação à manufatura da obra.

“A unidade que existe nesta exposição não é visual, pois cada mulher tem sua personalidade e vida específica tanto quanto estas obras. Cada uma é uma, única. Mas são mulheres e verticais.”, arremata Baravelli. [...]

Baravelli, Gabriela 3, 2008 (acrílica e esmalte s/ compensado, 220x81cm)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…