Pular para o conteúdo principal

Máquinas velhas viram arte na web

Estados Unidos - Para Mayer, as máquinas são criadas tendo a natureza como modelo

Estados Unidos - Esta é uma das poucas obras com elementos da máquina mais visíveis


Estados Unidos - As figuras humanas são em escala natural



Alguns animais, como este gato, também são tema para as esculturas

Estados Unidos - As peças são apenas encaixadas, sem o uso de cola ou solda

Nesta obra, as peças de máquina de escrever estão cobertas por resina


Arte e tecnologia se combinam nas obras de Jeremy Mayer: esculturas construídos a partir de velhas máquinas.

O fascínio pela tecnologia nem sempre se limita às novidades high-tech. O artista Jeremy Mayer, por exemplo, é um entusiasta de velhas máquinas de escrever. Mas em vez de tratá-las com o cuidado de um colecionador, Mayer desmonta-as peça por peça e recombina as partes para construir humanóides e animais que evocam a relação homem-máquina.

O artista americano começou a trabalhar com máquinas de escrever em 1994, mas afirma que o interesse surgiu na infância. "Quando tinha uns 10 anos eu morria de vontade de desmontar a Underwood de 1920 da minha mãe", diz.

Geralmente ele compra as máquinas em lojas de artigos usados. Depois de "dissecá-las", como diz, ele monta as figuras humanas em escala natural - sem nenhum tipo de solda ou cola. Algumas chegam a usar 40 máquinas e levam até mil horas para ficarem prontas.

Com um grande interesse por novidades tecnológicas, Mayer não consegue separar a tecnologia da natureza, o que se reflete diretamente em suas obras. "Tudo o que criamos é influenciado por nossa experiência direta e nossa imersão no mundo natural", disse o artista em entrevista exclusiva ao Terra. "Então, obviamente, a tecnologia que criamos terá as curvas e linhas e processos que existem na natureza."

O objetivo das esculturas é extrair elementos do objeto e juntá-los novamente "para mostrar que o fizemos usando nós mesmos como modelos", disse Mayer.

A presença da tecnologia no trabalho do artista, porém, não se limita a isso. Ele reconhece que a Internet é fundamental para sua produção e para divulgar seu trabalho.

Para ele, a web também é uma forma de conhecer e entrar em contato com seu público.
Seu trabalho pode ser conferido no site www.jeremymayer.com.

Fonte:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3180501-EI4802,00-Velhas+maquinas+viram+arte+na+web.html

(Erinaldo Alves)

Comentários

marcos disse…
Esta é a obra mais criativa entre as outras, e também muito inovadora e é impressionante como o artista consegue assemelhar a obra com o rosto de uma pessoa real.
Marcos Vinícius n°29, 1°B.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê