Pular para o conteúdo principal

BIENAL EM VENEZA

[...] Entre os dias 14 de setembro e 23 de novembro, a mostra Out There: Architecture Beyond Buildings (algo como Lá Fora: A Arquitetura para Além dos Edifícios, em tradução livre) quer resgatar os valores da arquitetura perdidos em "túmulos de cimento" – ou seja, em edifícios modernos que sufocam a realização de chegar em casa e "se sentir" em casa, e não em num simples dormitório. [...]

A Bienal de Arquitetura de Veneza sublinha a valorizção do espaço interno para o bem-estar de quem está dentro. Este barraco criado embaixo de um viaduto em São Paulo revela a necessidade e a capacidade de um homem simples em transformar a sobrevivência numa arte maior.
Elementos naturais usados nas construções ajudam a resgatar o contato do homem com a natureza. O cimento armado pode e deve ceder lugar ao uso sustentável da madeira que ajuda a reconectar o homem às suas origens e raízes.



A Bienal releva ainda projetos utópicos. Navios de guerra ganham a função de parque de diversão flutuante. Metáfora de que a arquitetura deve se tornar dinâmica e fluida, e se adaptar ao movimento da sociedade. A arquitetura deve questionar a realidade. O evento se realiza até 23/11/2008.


A Bienal critica as construções que condenam o morador ao isolamento. Esta instalação holandesa denuncia a falta de contato humano entre moradores, que se tornam reféns da própria solidão, 'construída por uma arquitetura social'.



O uso de novos materiais testados em túneis do vento, o mesmo usado para os carros, pode ser usado na edificação. Há dez anos, o escritório Asympetote, de Nova York, experimenta como dar vida e movimento aos 'corpos estáticos', os prédios, a partir de materiais aerodinâmicos.



A aplicação da tecnologia pode facilitar as novas construções, criando possibilidades a partir de projetos que valorizem o ser humano no seu intimo. Paredes curvilíneas em uma residência criam uma sensação de leveza e de beleza. Experimentar e dividir o conhecimento.



Este teto foi feito com os tubos de purificação do ar, que escondem uma complexa tubulação atrás do reboco da parede. A exibição destes acessórios urbanos provoca a reflexão sobre as suas necessidades e as motivações para o seu uso.



Os novos projetos devem priorizar a criação de espaços públicos cada vez maiores para facilitar a interação entre as pessoas, entre os vizinhos. Novas áreas verdes devem ser resgatadas com maior intensidade e velocidade.


Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080912_bienalaquino_pu.shtml (Lm)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t...

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba...

Imagens utópicas, imagens desejadas!

Manipulação de imagens Por: Clícia Coelho