Antes de tudo, é importante mostrar para o alunado como se deu a origem do movimento e os primeiros aparelhos utilizados para criar e registrar o movimento.Como todas as nossas atividades foram baseadas na origem do cinema, começamos a partir do desenho em sequência.
Antes do surgimento das câmeras fotográficas ou de filmagem que tomasse quadro a quadro imagens seqüenciadas, já existiam, desde o século XIX, aparelhos que simulavam movimentos de animação. Um deles é o Taumatroscópio, aparelho colocado à venda em 1825 na França pelo Dr. John Ayrton Paris. Esse aparelho consiste em um círculo amarrado por dois pedaços de barbante, um em cada extremo. Girando o disco, as imagens são sobrepostas e, com a persistência da imagem, acabam se fundindo em uma imagem só.
Coube ao belga Joseph Antonie Plateau, em 1832, construir o primeiro aparelho em que uma seqüência de desenhos dava a impressão de se movimentarem, o Fenaquistroscópio. Tratava-se de dois círculos sobrepostos, um com a seqüência de desenhos e outro acima com orifícios retangulares dispostos regularmente na superfície. Ao girar o conjunto, os desenhos vistos através dos orifícios davam a ilusão de movimento.
Outros aparelhos precursores da animação foram o Zootroscópio e o Praxinoscópio. O Zootroscópio é uma caixa cilíndrica apoiada num eixo e com orifícios retangulares com uma tira de desenhos colocada internamente. O Praxinoscópio é um refinamento do Zootroscópio. Os orifícios são substituídos por um conjunto de espelhos que giram no centro do cilindro, projetando as imagens no estilo de uma lanterna mágica.
Nesta mesma época também eram utilizados os livrinhos mágicos. Lembram aqueles desenhos que fazíamos em papéis, tipo bloquinhos? Em cada folha desenhávamos um desenho diferente seguindo uma sequência do movimento e, logo depois, folheávamos estas folhas com uma certa velocidade e percebíamos o movimento???Pois é!, este bloquinho de papel onde são feitos os desenhos se chama ''FLIP-BOOK''.
A atividade que fizemos, de início, foi a criação do movimento através dos desenhos. Os alunos da Escola Sesquicentenário, do Ensino Médio, criaram um Flip-book (uma pequena parte que não tinha muita intimidade com informática) e uma espécie de flip-book digital, no qual os desenhos eram feitos no programa ''paint', encontrados em qualquer computador que tenha o windows (iniciar>programas>acessórios>Paint). Eles desenhavam digitalmente com o mouse, salvos e editados no Windows Movie Maker (também encontrado em qualquer computador que tenha o Windows) ou manualmente com láspis e caneta (no bloquinho de papel - flip book). Os resultados foram bem diferentes e o tema foi livre!
*Alguns trabalhos feitos no Paint e editados no Windows Movie Maker:
''Tiro ao Alvo'' - Ewerton 1 º Ano
''Voando'' - João David - 1º Ano A
''Pucca'' Kerollayne e Rhayssa Caetano - 1ºano C
''Rotação'' Rafael Santos - 1º B
Marcone - 1º Ano A
*Desenhos produzidos pelos alunos dos 1º anos do ensino médio da escola Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário onde atuo como professora de Artes Visuais, com a parceria do assessor Erinaldo Alves.
No meu blog Interagindo com as Artes vocês podem encontrar uma postagem sobre ''A origem do cinema'' que complementa este assunto.
Fonte:
http://mikosz.wordpress.com/page/3/
(Idália Lins)
Antes do surgimento das câmeras fotográficas ou de filmagem que tomasse quadro a quadro imagens seqüenciadas, já existiam, desde o século XIX, aparelhos que simulavam movimentos de animação. Um deles é o Taumatroscópio, aparelho colocado à venda em 1825 na França pelo Dr. John Ayrton Paris. Esse aparelho consiste em um círculo amarrado por dois pedaços de barbante, um em cada extremo. Girando o disco, as imagens são sobrepostas e, com a persistência da imagem, acabam se fundindo em uma imagem só.
Coube ao belga Joseph Antonie Plateau, em 1832, construir o primeiro aparelho em que uma seqüência de desenhos dava a impressão de se movimentarem, o Fenaquistroscópio. Tratava-se de dois círculos sobrepostos, um com a seqüência de desenhos e outro acima com orifícios retangulares dispostos regularmente na superfície. Ao girar o conjunto, os desenhos vistos através dos orifícios davam a ilusão de movimento.
Outros aparelhos precursores da animação foram o Zootroscópio e o Praxinoscópio. O Zootroscópio é uma caixa cilíndrica apoiada num eixo e com orifícios retangulares com uma tira de desenhos colocada internamente. O Praxinoscópio é um refinamento do Zootroscópio. Os orifícios são substituídos por um conjunto de espelhos que giram no centro do cilindro, projetando as imagens no estilo de uma lanterna mágica.
Nesta mesma época também eram utilizados os livrinhos mágicos. Lembram aqueles desenhos que fazíamos em papéis, tipo bloquinhos? Em cada folha desenhávamos um desenho diferente seguindo uma sequência do movimento e, logo depois, folheávamos estas folhas com uma certa velocidade e percebíamos o movimento???Pois é!, este bloquinho de papel onde são feitos os desenhos se chama ''FLIP-BOOK''.
A atividade que fizemos, de início, foi a criação do movimento através dos desenhos. Os alunos da Escola Sesquicentenário, do Ensino Médio, criaram um Flip-book (uma pequena parte que não tinha muita intimidade com informática) e uma espécie de flip-book digital, no qual os desenhos eram feitos no programa ''paint', encontrados em qualquer computador que tenha o windows (iniciar>programas>acessórios>Paint). Eles desenhavam digitalmente com o mouse, salvos e editados no Windows Movie Maker (também encontrado em qualquer computador que tenha o Windows) ou manualmente com láspis e caneta (no bloquinho de papel - flip book). Os resultados foram bem diferentes e o tema foi livre!
*Alguns trabalhos feitos no Paint e editados no Windows Movie Maker:
''Tiro ao Alvo'' - Ewerton 1 º Ano
''Voando'' - João David - 1º Ano A
''Pucca'' Kerollayne e Rhayssa Caetano - 1ºano C
''Rotação'' Rafael Santos - 1º B
Marcone - 1º Ano A
*Desenhos produzidos pelos alunos dos 1º anos do ensino médio da escola Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário onde atuo como professora de Artes Visuais, com a parceria do assessor Erinaldo Alves.
No meu blog Interagindo com as Artes vocês podem encontrar uma postagem sobre ''A origem do cinema'' que complementa este assunto.
Fonte:
http://mikosz.wordpress.com/page/3/
(Idália Lins)
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