Pular para o conteúdo principal

Bienais de Artes em escolas

O projeto foi realizado na escola Camilo Castelo Branco localizada no Horto Florestal onde os alunos são moradores da Rocinha e do Vidigal, duas das maiores favelas do Rio de Janeiro. Tomado emprestado da 27ª Bienal de Arte de São Paulo, o tema “Como viver junto” serviu como mote para melhorar o entrosamento entre alunos de 5ª a 8ª séries. Surgiu então a proposta da professora de Artes Visuais de uma Bienal própria com o grande desafio de envolver professores de diferentes disciplinas. Bem aceito por toda a equipe, o projeto veio ao encontro também do projeto político pedagógico da escola “Preparando o cidadão do futuro”. Em seu desenvolvimento, os alunos/artistas participaram de discussões, visitas a exposições, museus e centros de cultura como o Centro de Arte Hélio Oiticica. O artista, que foi referência para os curadores da Bienal de São Paulo, passou a ser estudado também pelos alunos cariocas, o que contribuiu para o embasamento que culminaria na criação de suas próprias produções. Além dos muros da escola, o projeto estabeleceu parcerias com artistas de dentro e fora da comunidade e até com outras escolas como a Corcovado, freqüentado por filhos da classe média alta da cidade. Ao fim do ano letivo, em 11 de dezembro de 2006, teve início, então a “I Bienal da Camilo” com uma semana de atividades com direito a bate-papo com os artistas e visitas guiadas pelos alunos-monitores. Melhora na auto-estima dos estudantes e valorização foram apenas alguns dos resultados desta que tem tudo para ser apenas a primeira das muitas Bienais da Camilo.


Fonte: http://www.artenaescola.org.br/premio/doc.php



video

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…