Pular para o conteúdo principal

Arte e morte: funerais com o que o morto gostava...


Um enterro em que o defunto, sempre o personagem principal, recebe cenário e produção artística. Inspirada na experiência de Las Vegas, uma funerária do interior de São Paulo passou a promover recentemente velórios temáticos em que são feitas homenagens ao morto com aquilo que ele fez de melhor ou mais gostava de fazer em vida.
O negócio é assim: defunto pescador ou fã de pescaria, velório com anzóis, caniço, molinetes, samburá, redes, lanternas, fotos (para provar que as histórias do pescador não eram mentira) e até motor de popa usado no barco.
Em geral, os adornos são peças e objetos pessoais que pertenceram ao morto e são doados pelos familiares para montar o cenário fúnebre.
Entre os velórios temáticos já realizados pela funerária Rosa Mística, que atende a região de São José do Rio Preto (a 441 km de São Paulo), estão os relacionados a futebol (com uniforme, meião, chuteira, bola profissional e troféus que o morto recebeu em vida) e a rodeios (com chapéu, cinto e botas de couro, sela de montaria, espora e toda a indumentária dos peões).
E quem vai, sai de lá com brindes: anéis com o nome (e data de nascimento e morte) do defunto e o tradicional santinho estilizado, que virou um cristal com o rosto do morto esculpido ao fundo. No telão, um DVD exibe um filme com imagens de quem passou daquela para melhor.
"Essas homenagens geralmente são feitas pelo que a pessoa morta mais brilhou durante a vida", diz Rolando Nogueira, dono da funerária. Cada velório temático, a depender da produção, custa entre R$ 1.000 e R$ 10 mil.
Fonte: Folha de São Paulo

Comentários

Anônimo disse…
Boa noite.
Sou arte educadora, adorei seu blog e vou incluí-lo na minha lista de favoritos em meu blog de arte. Acredito que tudo que for relacionado ao ensino e aprendizagem de arte em nosso país tem de ser divulgado e iniciativas como essa ajudam muito.
um grande abraço
Georgette Silene aparecida de Souza
arte educadora
http://papiete.blog.terra.com.br/
Anônimo disse…
MEU NOME E ROLANDO NOGUEIRA E SOU DIRETOR DO GRUPO ROSA MISTICA, EMPRESA QUE PRESTA FUNERAIS TEMATICOS E COM CERIMONIAIS. GOSTARIA DE DIZER QUE A INTENCAO EM LANCAR ESSE TIPO DE FUNERAL, E PROPORCIONAR O DIREITO AS FAMILIAS PRESTAREM SUAS ULTIMAS HOMENAGENS A SEUS ENTES QUERIDO ATRAVES DE UM CERIMONIAL COM TEMA LIGADO A VIDA DA PESSOA. NOS ESTADOS UNIDOS ISSO JA OCORRE A ALGUM TEMPO E TROUXEMOS PARA O BRASIL A 2 ANOS ESSA IDEIA. POR FIM, QUERO CUMPRIMENTALOS PELO BLOGGER. CASO QUEIRAM MAIS INFORMACOES MEU EMAIL rolandonogueira@terra.com.br
Anônimo disse…
Oi, Georgette, que legal contar com a sua participação no nosso blog. Obrigado pelas palavras elogiosas. Como também sou arete-educador, sei que temos enorme carências nesse campo. Se desejar postagens personalizadas, deixe dicas e sugestões.

Abraços,

Erinaldo
Anônimo disse…
oi, Rolando, postei porque achei a idéia muito interessante. Parabéns!!!
Obrigado pelos esclarecimentos...

Abraços,

Erinaldo

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê