Pular para o conteúdo principal

Arte e morte: funerais com o que o morto gostava...


Um enterro em que o defunto, sempre o personagem principal, recebe cenário e produção artística. Inspirada na experiência de Las Vegas, uma funerária do interior de São Paulo passou a promover recentemente velórios temáticos em que são feitas homenagens ao morto com aquilo que ele fez de melhor ou mais gostava de fazer em vida.
O negócio é assim: defunto pescador ou fã de pescaria, velório com anzóis, caniço, molinetes, samburá, redes, lanternas, fotos (para provar que as histórias do pescador não eram mentira) e até motor de popa usado no barco.
Em geral, os adornos são peças e objetos pessoais que pertenceram ao morto e são doados pelos familiares para montar o cenário fúnebre.
Entre os velórios temáticos já realizados pela funerária Rosa Mística, que atende a região de São José do Rio Preto (a 441 km de São Paulo), estão os relacionados a futebol (com uniforme, meião, chuteira, bola profissional e troféus que o morto recebeu em vida) e a rodeios (com chapéu, cinto e botas de couro, sela de montaria, espora e toda a indumentária dos peões).
E quem vai, sai de lá com brindes: anéis com o nome (e data de nascimento e morte) do defunto e o tradicional santinho estilizado, que virou um cristal com o rosto do morto esculpido ao fundo. No telão, um DVD exibe um filme com imagens de quem passou daquela para melhor.
"Essas homenagens geralmente são feitas pelo que a pessoa morta mais brilhou durante a vida", diz Rolando Nogueira, dono da funerária. Cada velório temático, a depender da produção, custa entre R$ 1.000 e R$ 10 mil.
Fonte: Folha de São Paulo

Comentários

georgette disse…
Boa noite.
Sou arte educadora, adorei seu blog e vou incluí-lo na minha lista de favoritos em meu blog de arte. Acredito que tudo que for relacionado ao ensino e aprendizagem de arte em nosso país tem de ser divulgado e iniciativas como essa ajudam muito.
um grande abraço
Georgette Silene aparecida de Souza
arte educadora
http://papiete.blog.terra.com.br/
GRUPO ROSA MISTICA disse…
MEU NOME E ROLANDO NOGUEIRA E SOU DIRETOR DO GRUPO ROSA MISTICA, EMPRESA QUE PRESTA FUNERAIS TEMATICOS E COM CERIMONIAIS. GOSTARIA DE DIZER QUE A INTENCAO EM LANCAR ESSE TIPO DE FUNERAL, E PROPORCIONAR O DIREITO AS FAMILIAS PRESTAREM SUAS ULTIMAS HOMENAGENS A SEUS ENTES QUERIDO ATRAVES DE UM CERIMONIAL COM TEMA LIGADO A VIDA DA PESSOA. NOS ESTADOS UNIDOS ISSO JA OCORRE A ALGUM TEMPO E TROUXEMOS PARA O BRASIL A 2 ANOS ESSA IDEIA. POR FIM, QUERO CUMPRIMENTALOS PELO BLOGGER. CASO QUEIRAM MAIS INFORMACOES MEU EMAIL rolandonogueira@terra.com.br
Anônimo disse…
Oi, Georgette, que legal contar com a sua participação no nosso blog. Obrigado pelas palavras elogiosas. Como também sou arete-educador, sei que temos enorme carências nesse campo. Se desejar postagens personalizadas, deixe dicas e sugestões.

Abraços,

Erinaldo
Anônimo disse…
oi, Rolando, postei porque achei a idéia muito interessante. Parabéns!!!
Obrigado pelos esclarecimentos...

Abraços,

Erinaldo

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…