Pular para o conteúdo principal

Animação como um recurso pedagógico em sala de aula

Professores de arte tem a possibilidade de utilizar a produção de animação como mais um recurso pedagógico. O AnimaMundi (Festival Internacional de Animação do Brasil) desenvolveu a “Cartilha Anima Escola” , material de apoio a arte-educadores que aborda história da animação, técnicas e dicas de como utilizar a produção de animação no ambiente escolar. Além da cartilha foi desenvolvido um programa denominado MUAN (Manipulador Universal de Animação)em parceria com o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a IBM (International Business Machines). O Muan é um Sistema Livre, compatível com o Sistema Operacional Linux e por sua vez gratuito, que possibilita a democratização da produção de animação. Destinado a produção de filmes animados quadro-a-quadro de fácil manipulação para iniciantes em animação. O software Muan pode ler e escrever arquivos de animação nos formatos avi e mpg, ou como uma lista de imagens nos formatos jpg ou ras, o que torna seu uso bastante flexível e de fácil interação com outros aplicativos de vídeo, mesmo que sobre sistemas operacionais diferentes.
O processo de produção consiste na gravação de imagens fixas seqüenciadas através de uma máquina fotográfica, Web Cam ou camera de video digital ligada a um computador.
O programa capta cada imagem gravada e em seguida as compõe de forma que é possível fazer uma pré-visualização da animação, permitindo assim um pré-resultado imediato para a utilização e exibição em sala de aula. A imagem abaixo demonstra a produção da animação em Stop Motion realizada na oficina de animação do Anima Mundi em João Pessoa no ano de 2007.

Informações sobre o projeto, uma parte da cartilha e o programa podem ser baixados no site oficial do Muan:
http://www.muan.org.br/index.htm

fonte:
http://www.muan.org.br/index.htm
http://www.animamundi.com.br/default.asp
(jc Lima)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…