Pular para o conteúdo principal

Sobre o cinema africano....

Cena do filme Quartier Mozart, dirigido por Jean-Pierre Bekolo - Camarões - 1992 - 80 min - Cor.


Em um período de 30 anos (1963 ­ 1993), mais de 400 filmes longas-metragens foram feitos por cineastas africanos em toda a África.
O advento do cinema subsaariano coincidiu com a independência de muitas nações africanas depois de anos de subordinação colonial.
Os cineastas africanos têm um grande comprometimento com as questões da cultura africana e das identidades nacionais.
Por mais de três décadas, filmes têm sido produzidos na África com voz, conteúdo e opção estética muito ricos, sempre com sentido histórico, e criativamente comprometidos com a realidade social do continente.
Os filmes incorporam tradições orais e costumes locais de comunicação, e, quando conseguem atingir seu público, são imensamente populares.
O cinema africano é tão diversificado atualmente que é difícil estabelecer delimitações, ou classificações, que envolvam a temática ou as questões estilísticas.
Filmes do mundo árabe tendem a se concentrar no problema da Palestina ou na questão do fundamentalismo islâmico.
Filmes do restante da África se concentram em temas como modernidade versus tradição.
A Mostra de Arte Africana Contemporânea apresentou para o público brasileiro uma antologia de curtas-metragens de seis países africanos organizada pela South African Broadcasting Corporation, FRU e Primedia Pictures: Africa Dreaming.
Composta dos filmes The Homecoming, Mamlambo, The Gaze of the Stars, The Last Picture, Sabriya e So Be It, esta antologia é uma tentativa dos produtores e cineastas africanos de divulgar sua produção além das fronteiras do continente africano.
Ao lado destes seis curtas-metragens, a Mostra trouxe também um longa-metragem de Jean-Pierre Bekolo, cineasta da República dos Camarões: Quartier Mozart é um excelente exemplo de como o cinema africano pode surpreender na linguagem e no conteúdo.


QUARTIER MOZART

Direção de Jean-Pierre Bekolo - Camarões - 1992 - 80 min - Cor.

Feito com o baixo orçamento de U$30,000 em Iaundé, Camarões, Quartier Mozart traz uma exuberância estilística nunca antes vista no cinema africano.

Montagens, telas vazias, efeitos sonoros intrigantes e música popular.

Este filme é um típico filme "Hip-Hop", criado com um pastiche de imagens e história amarradas para máximo efeito nos jovens urbanos que constituem a maior parte das audiências por toda a África do Oeste.
Se o gosto de tais audiências é tão cosmopolita a ponto de desejar subserviência cultural, o filme oferece uma denúncia inteligente de tais processos, com humor e impudência crítica.
Ele articula questões do pós-colonialismo e contradições culturais que desarmam possibilidades de subjetividade por aqueles duplamente marginalizados, tanto por seus governos neocoloniais como pelo capitalismo global.
O filme narra a história de como o espaço geográfico e cultural definido pela pobreza econômica produz violência cultural na forma de chauvinismo.
Duas mulheres nos apresentam esta narrativa insistindo que a única maneira de atingir a subjetividade é magicamente transformarem-se em homens.
Mama Thekla, descrita como feiticeira, transforma uma jovem conhecida por todos como "Queen of the Hood" ("Rainha do Bairro") em um garanhão chamado "My Guy" ("Meu Homem") e ela própria em um homem chamado "Panka".
As façanhas sexuais de "My Guy" assumem dimensões folclóricas, assim como a capacidade de "Panka" de apagar a masculinidade.
As aventuras da Rainha do Bairro e seus encontros com os machões fazem-na concluir que tais subculturas precisam não apenas ser domadas como transcendidas para que se tenha qualquer progresso significativo.
Como um comentário cultural, o filme descreve o processo de socialização disponível para aqueles condenados à pobreza e à intensa vigilância da autoridade neocolonial.
O estado de pobreza do cenário do filme gera um "processo de desejo", marcado por fantasias a respeito da França e dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que essas pessoas praticam intensa violência uns contra os outros.
Deve-se prestar atenção à linguagem crítica de autodefinição empregada pelo filme.
Se o que resta nos guetos da África são comunidades como a de Quartier Mozart, como podem elas transformar-se efetivamente quando violam e exploram a si próprias sexual e economicamente?
Como são articuladas as questões da identidade em seus contextos locais, nacionais e globais?
Fundamentalmente, o que determina os processos e contradições do ser, do vir a ser e do pertencer àquele país e ao mundo como um todo?
Deve-se atentar para a caracterização e a cadência narrativa do filme.
Seu estilo desafia a intolerância estilística.
Também oferece ao espectador uma representação de identidades consignadas às condições do não-ser ou de aproximações de alteridade à "subjetividade euro-americana" apresentadas pelos filmes de Hollywood.

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê