Pular para o conteúdo principal

Letrartes, letras e artes, escritas, desenhos e poemas visuais

Veleiros. Arthur Bispo do Rosário, s/d.

Poema objeto. Márcio Sampaio, s/d

José de Arimathéia, s/d


Parangolés - Hélio Oiticia



Arnaldo Antunes


Criações do cartunista e artista gráfico Jorge Arbach.

Atendendo ao que foi combinado na formação continuada da rede municipal de João Pessoa, no dia 06.06.2008, estamos postando novamente as imagens mostradas no curso, que podem ser adotadas num projeto capaz de articular artes visuais associada à proposta de alfabetização e letramento. Trata-se de mais uma possibilidade de exploração artística de letras, escrita e palavras fora do seu uso corriqueiro. Consideramos uma proposta interessante a ser explorada, por exemplo, na série inicial ou no 1o ano do ensino fundamental, bem como no 1o ciclo da EJA, quando o foco pedagógico é a alfabetização do código escrito. São exemplos interessantes para colaborar com o processo de alfabetização do código escrito sem descaracterizar a área do ensino de Artes Visuais.
Em outras postagens deste blog, podem ser encontrados outros exemplos de trabalhos artísticos que articulam letras, escritas e artes. Basta pôr num site de busca os termos "letras e artes blog erinaldo". Podem acessar também outros trabalhos com os seguintes termos:
LOVE - POP ART
PAULO BRUSCKY - ars brevis - Poazia, 1977
Trabalhos de Glauco Menta
You are beautiful

Poema visual pode ser definido por: "produto literário que se utiliza de recursos (tipo)gráficos e/ou puramente visuais,de tendência caligramática, ideogramática, geométrica ou abstrata, cujo centramento gráfico-visual não exclui outras possibilidades literárias (verbais, sonoras etc.)." (Alvaro de Sá, 1978, p.49.

Erinaldo Alves, Getúlio Filho e Sicilia Calado

Fontes:

http://www.artewebbrasil.com.br/marcelo/poesia_objeto.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê