Pular para o conteúdo principal

Letrartes, letras e artes, escritas, desenhos e poemas visuais

Veleiros. Arthur Bispo do Rosário, s/d.

Poema objeto. Márcio Sampaio, s/d

José de Arimathéia, s/d


Parangolés - Hélio Oiticia



Arnaldo Antunes


Criações do cartunista e artista gráfico Jorge Arbach.

Atendendo ao que foi combinado na formação continuada da rede municipal de João Pessoa, no dia 06.06.2008, estamos postando novamente as imagens mostradas no curso, que podem ser adotadas num projeto capaz de articular artes visuais associada à proposta de alfabetização e letramento. Trata-se de mais uma possibilidade de exploração artística de letras, escrita e palavras fora do seu uso corriqueiro. Consideramos uma proposta interessante a ser explorada, por exemplo, na série inicial ou no 1o ano do ensino fundamental, bem como no 1o ciclo da EJA, quando o foco pedagógico é a alfabetização do código escrito. São exemplos interessantes para colaborar com o processo de alfabetização do código escrito sem descaracterizar a área do ensino de Artes Visuais.
Em outras postagens deste blog, podem ser encontrados outros exemplos de trabalhos artísticos que articulam letras, escritas e artes. Basta pôr num site de busca os termos "letras e artes blog erinaldo". Podem acessar também outros trabalhos com os seguintes termos:
LOVE - POP ART
PAULO BRUSCKY - ars brevis - Poazia, 1977
Trabalhos de Glauco Menta
You are beautiful

Poema visual pode ser definido por: "produto literário que se utiliza de recursos (tipo)gráficos e/ou puramente visuais,de tendência caligramática, ideogramática, geométrica ou abstrata, cujo centramento gráfico-visual não exclui outras possibilidades literárias (verbais, sonoras etc.)." (Alvaro de Sá, 1978, p.49.

Erinaldo Alves, Getúlio Filho e Sicilia Calado

Fontes:

http://www.artewebbrasil.com.br/marcelo/poesia_objeto.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução:

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.

A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências …

Arte como Educação e Cidadania - Por Ana Mae Barbosa

"Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte - essa é a opinião da professora Ana Mae Barbosa, da Escola e Comunicações e Artes da USP. "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção", declara. "A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte".
Na opinião de Ana, os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. "É importante entender arte, que é a representação do país por seus próprios membros", ela ressalta. "E a configuração visual do país é dada pelas artes plásticas".
Ana afirma que até a décad…

Como fazer uma animação com bonecos!

Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".

É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.

O modelista começa a construir os bonecos e cenários.

Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.

Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fot…