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Relaçoes de poder na construçao de praças e monumentos em Joao Pessoa



Uma das principais características da maioria desses monumentos da capital pessoense é que eles estão relacionados com o estabelecimento de um novo tipo de poder e quase sempre tentavam consolidar novas idéias. Enquanto durante o Império, o que predominavam eram as igrejas e seus adros e cruzeiros, com a chegada da República esses ícones começam a ser destruídos. “A República é laica, tenta tirar os monumentos sacros para em seu lugar colocar representações da nova estrutura social”, conta José Octávio. Pelo menos quatro locais onde hoje existem praças eram igrejas, que foram “empurradas” para espaços menos nobres e destacados. Como no caso da Igreja do Rosário dos Pretos, erguida originalmente onde hoje está o Ponto de Cem Réis, foi derrubada para alargar o local, sendo reconstruída na década de 20 em Jaguaribe pelo Frei Mar-tinho. E essa foi apenas uma das muitas modificações que foram feitas na praça, que passou por pelo menos dez reformas. Outra igreja que foi “afastada” foi a Virgem Mãe dos Homens, derrubada para dar lugar à praça e ao busto de Antônio Pessoa, também relacionado à Revolução de 30, e reconstruída mais para frente na mesma avenida Odon Bezerra. Onde hoje está a Praça 1817, antes era a Igreja Nossa Senhora das Mercês, retirada por conveniências do bonde elétrico que foi instalado no local e reconstruída na avenida Padre Meira, sem metade de seu valor Barroco. E quem passa hoje pela frente do Palácio da Redenção nem faz idéia de que entre ele e a Faculdade de Direito, onde hoje está um novo monumento a João Pessoa, havia uma igreja, batizada de Nossa Senhora do Carmo. Foi o próprio João Pessoa que, enquanto governador, mandou derrubar a construção para dar lugar a um jardim. Esse tipo de situação foi muito comum na década de 20, que já fazia uma preparação para a Revolução. E também era uma forma de reduzir o poder da Igreja, tirando de cenas seus principais ícones, dando lugar a espaços que elevam os príncipios republicanos e do poder que está se instalando. “Sempre parte do sagrado para o profano, com templos religiosos dando lugar a coretos, onde havia festas, e praças, que são espaços absolutamente públicos”, explica José Octávio.
ALINE OLIVEIRA DO JORNAL DA PARAÍBA - 20.03.2006

Comentários

Anônimo disse…
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