Flor de ratos - Lia Menna Barreto
Fonte da imagem: http://lia-mennabarreto.blogspot.com/2007/11/produtos-da-obra-fabrica-2003.html
Segue adiante, como uma provocação, uma proposta de um projeto construído coletivamente no dia 01.06.2007, num curso integrante da formação continuada do professorados de artes da rede municipal de João Pessoa. O referido projeto pode ser desenvolvido nas primeiras séries do ensino fundamental I, podendo ser aplicado em outras séries, níveis e modalidades de ensino. Os procedimentos foram sugeridos pelo professorado presente e, depois, sistematizados por mim (Erinaldo Alves do Nascimento) e pela profa. Sicilia Calado Freitas. O objetivo geral é questionar o desenho estereotipado de flores e ampliar o repertório visual no processo de representação do tema.
Uma proposta de sistematização
1º. Momento: Provocando narrativas a partir do que se sabe
Objetivo: detectar a persistência do desenho estereotipado no desenho das crianças
1ª Atividade – O alunado desenhará a flor que sabe fazer em apenas 3 minutos.
2ª Atividade – Expor os desenhos para que possam perceber as imagens e padrões repetidos.
3ª Atividade – Refletir: por que desenhamos as flores da mesma maneira? Como as diferentes situações contribuíram para isso?
2º momento – Ampliando a observação sobre as flores
Objetivo: Ampliar a observação do alunado sobre flores, atentando para a sua diversidade, locais de plantio e tipos (naturais e artificiais)
• Pesquisa de flores em imagens de revistas
• Observar o jardim da escola
• Solicitar flores de plástico que decoram as suas casas. Pode-se fotografar os detalhes e o modo como decoram;
• Discutir o artificial substituindo progressivamente o natural;
• Mapeamento: quantos jardins existem no caminho de casa para a escola?
• Observar jardins e flores do caminho de casa para a escola. Coletar algumas amostras e fazer uma colagem;
• Comparar as conseqüências de ambientes com e sem jardins.
• Desenhar o jardim da escola;
3º Momento – Desenvolvendo o grafismo e outras possibilidades do fazer complementar ao processo de observação
Objetivo: exercitar o grafismo e outras possibilidades gráficas focadas na temática das flores
• Desenho de observação de diferentes flores;
• Fotografar as flores
• Explorar texturas de árvores e folhas;
• A preparação e utilização de pigmentos com flores em desenhos e pinturas;
4º Momento: estabelecendo Intertextualidades
Objetivo: relacionar as imagens sobre flores com outras linguagens artísticas
• Relacionar as imagens de flores com poemas, crônicas e música sobre flores e jardins (interdisciplinaridade com língua portuguesa e música);
• Realização de poemas fotográficos
5º Momento: Ampliando o conhecimento artístico e estético
Objetivo: apreciar trabalhos de artistas diversos, incluindo os paraibanos,que exploram a temática das flores, atentando também para os jardins projetados esteticamente.
• Ver artistas paraibanos que exploram ou exploraram flores de diferentes tipos e materiais;
• Relacionar o jardim da escola com os projetados esteticamente por paisagistas Ex: Burle Marx
6º Momento: Realizando intervenções na escola a partir das flores
Objetivo: realizar intervenções na escola como uma culminância do processo vivenciado com as flores
• Se a escola não tem jardim, construir um na escola;
• Se a escola não tiver espaço, distribuir vasos de flores. Os vasos podem ser confeccionados e decorados pelo alunado. Questionar por que não se tem jardim? É possível tê-lo?
• Construir murais coletivos, explorando a diversidade de flores;
• Decorar a escola com diversos quadros com flores feitos por artistas e por alunos;
• Campanha para ampliar as mudas de flores;
• Fazer um projeto de intervenção paisagista para que o jardim da escola fique mais agradável visualmente
Comentários
mas estes ratinhos me deixaram doida.. sabe pq.. eu fui a uma exposicao no sesc de sao paulo e la tinha uma parede repleta deles tirei tantas fotos e queria uma aula, tornalo uma aula.. mas conmo ainda nao leciono a deixei na memoria.. e nao e que ela veio pronta a mim..
grata