Pular para o conteúdo principal

PROJETO: PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALAMOS DE FLORES


Flor de ratos - Lia Menna Barreto
Fonte da imagem: http://lia-mennabarreto.blogspot.com/2007/11/produtos-da-obra-fabrica-2003.html

Segue adiante, como uma provocação, uma proposta de um projeto construído coletivamente no dia 01.06.2007, num curso integrante da formação continuada do professorados de artes da rede municipal de João Pessoa. O referido projeto pode ser desenvolvido nas primeiras séries do ensino fundamental I, podendo ser aplicado em outras séries, níveis e modalidades de ensino. Os procedimentos foram sugeridos pelo professorado presente e, depois, sistematizados por mim (Erinaldo Alves do Nascimento) e pela profa. Sicilia Calado Freitas. O objetivo geral é questionar o desenho estereotipado de flores e ampliar o repertório visual no processo de representação do tema.

Uma proposta de sistematização

1º. Momento: Provocando narrativas a partir do que se sabe
Objetivo: detectar a persistência do desenho estereotipado no desenho das crianças
1ª Atividade – O alunado desenhará a flor que sabe fazer em apenas 3 minutos.
2ª Atividade – Expor os desenhos para que possam perceber as imagens e padrões repetidos.
3ª Atividade – Refletir: por que desenhamos as flores da mesma maneira? Como as diferentes situações contribuíram para isso?

2º momento – Ampliando a observação sobre as flores
Objetivo: Ampliar a observação do alunado sobre flores, atentando para a sua diversidade, locais de plantio e tipos (naturais e artificiais)
• Pesquisa de flores em imagens de revistas
• Observar o jardim da escola
• Solicitar flores de plástico que decoram as suas casas. Pode-se fotografar os detalhes e o modo como decoram;
• Discutir o artificial substituindo progressivamente o natural;
• Mapeamento: quantos jardins existem no caminho de casa para a escola?
• Observar jardins e flores do caminho de casa para a escola. Coletar algumas amostras e fazer uma colagem;
• Comparar as conseqüências de ambientes com e sem jardins.
• Desenhar o jardim da escola;

3º Momento – Desenvolvendo o grafismo e outras possibilidades do fazer complementar ao processo de observação
Objetivo: exercitar o grafismo e outras possibilidades gráficas focadas na temática das flores
• Desenho de observação de diferentes flores;
• Fotografar as flores
• Explorar texturas de árvores e folhas;
• A preparação e utilização de pigmentos com flores em desenhos e pinturas;

4º Momento: estabelecendo Intertextualidades
Objetivo: relacionar as imagens sobre flores com outras linguagens artísticas
• Relacionar as imagens de flores com poemas, crônicas e música sobre flores e jardins (interdisciplinaridade com língua portuguesa e música);
• Realização de poemas fotográficos

5º Momento: Ampliando o conhecimento artístico e estético
Objetivo: apreciar trabalhos de artistas diversos, incluindo os paraibanos,que exploram a temática das flores, atentando também para os jardins projetados esteticamente.
• Ver artistas paraibanos que exploram ou exploraram flores de diferentes tipos e materiais;
• Relacionar o jardim da escola com os projetados esteticamente por paisagistas Ex: Burle Marx

6º Momento: Realizando intervenções na escola a partir das flores
Objetivo: realizar intervenções na escola como uma culminância do processo vivenciado com as flores
• Se a escola não tem jardim, construir um na escola;
• Se a escola não tiver espaço, distribuir vasos de flores. Os vasos podem ser confeccionados e decorados pelo alunado. Questionar por que não se tem jardim? É possível tê-lo?
• Construir murais coletivos, explorando a diversidade de flores;
• Decorar a escola com diversos quadros com flores feitos por artistas e por alunos;
• Campanha para ampliar as mudas de flores;
• Fazer um projeto de intervenção paisagista para que o jardim da escola fique mais agradável visualmente

Comentários

priscilagalante disse…
Poxa menino que incrivel.. estava a ler seu blog.. ainda ha muita coisa..
mas estes ratinhos me deixaram doida.. sabe pq.. eu fui a uma exposicao no sesc de sao paulo e la tinha uma parede repleta deles tirei tantas fotos e queria uma aula, tornalo uma aula.. mas conmo ainda nao leciono a deixei na memoria.. e nao e que ela veio pronta a mim..
grata
Anônimo disse…
Oi, faça bom uso. Desejo muito, depois, um retorno seu...Combinado????
Anônimo disse…
Nossa adorei o projeto.. .os desenhos estereotipados sempre foram minha preocupação com o ciclo I.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê