Pular para o conteúdo principal

Professora é processada por dar aula sobre palavrão



Uma professora de Capanema, a 160 km de Belém (PA), está sendo processada por pais de alunos, porque pediu às crianças que fizessem uma pesquisa sobre palavrões. Da turma de 35 alunos, três famílias foram à Justiça contra a professora e a escola municipal. “Eles estavam muito alvoroçados, falando todas aquelas baboseiras e tudo, eu mandando eles se comportarem e eles não queriam se comportar”, lembra a professora Raimunda Gomes Castro. Clique na imagem para assistir ao vídeo: Raimunda, que é evangélica, pediu exemplos dos palavrões mais usados pelos próprios alunos. “Eu fui só transcrevendo na lousa. Com um dicionário, mediante a minha orientação, eles foram procurar os conceitos de cada palavra”, conta. Os alunos levaram o trabalho para terminar em casa e o pai de um garoto de dez anos estranhou o comportamento do filho, que não queria mostrar o caderno. Quando viu o que estava escrito, o pai rasgou a lição. “Eu acho que foi um ato muito infeliz dela. Um ato impensado porque ainda não era o momento, haja visto a turma ser de criança até 11 anos de idade”, opina o delegado da Polícia Civil do Pará Samuel Alencar da Silva. “Estou sendo processada porque tive a ousadia de colocar o meu aluno, mediante um dicionário que faz parte do material escolar em uma sala de aula”, defende-se a professora. Assista ao vídeo em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM724920-7823-PALAVROES+LEVAM+PROFESSORA+E+PAIS+DE+ALUNOS+A+JUSTICA,00.html#enviarParaUmAmigo
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/noticias/minutoaminuto/nacional/nacional_materia.php?cd_matia=348620&cd_site=843


Considero uma injustiça a atitude dos pais, mães e responsáveis em processar a professora. A professora está seguindo uma orientação pedagógica atual: ensinando a língua portuguesa a partir do cotidiano do alunado. Merecia ser elogiada e não processada. Êta passado que nos aprisiona e nos limita!!!
Ela tentou fazer com a língua portuguesa o que oriento que seja feito em Artes Visuais: partir das imagens do entorno do alunado, especialmente as que são mais usadas e que tenham grande significação.
Além disso, repetimos "palavrões" sem nos darmos conta do seu significado. Parabéns à professora do Pará!!!

Comentários

Anônimo disse…
Parabens, so posso parabeniza-la,pela sua ousadia,caracteristica esta que deve fazer parte da pratica de uma educadora.Lembro que o significado da palavra aluno e aquele ser que esta fora do foco da luz e ao Professor(a)cabe professar o saber, conduzi-lo a luz.Nao vejo nada de negativo na atitude dessa Professora em querer levar o seu aluno a luz da sabedoria daquilo que se ouve,reproduz em seu meio familiar e social,pois parto do principio que se o aluno fala ele ouve e talvez conviva com os chamados palavroes! Nada melhor pra educacao do que esclarecer e compreender o que se fala,ouve e escreve!!
Anônimo disse…
olha, eu achei isso um absurdo!
A pergunta que me veio logo a mente quando assisti a esta reportagem na televisão foi: Aonde iremos parar? Que mundo é este em que estamos vivendo?... Onde vemos pais, que se "dizem" educadores de seus filhos desde o berço, educando-os de uma forma tão... "horrível", imatura (talvez),e chegando ao ponto de colocar uma mera professora; que tem como alvo educar realmente os seus alunos, em um processo criminal.
Isso é uma pouca vergonha neste brasil que se diz o país da educação!
Eu tambem considero uma injustiça a atitude dos pais, mães e responsáveis em processar a professora.
E o pior que recebemos esta orientação pedagógica e numa situação desta ela uma profissional trabalhando a partir do cotidiano do alunado, em vez de ser elogiada passa a ser processada.
E ai como ficamos? Tomamos como base todo um trabalho de capacitação e orientação para realizamos o nosso trabalho ou balançamos a cabeça, fazemos um belo discurso mas na sala de aula agimos como antigamente com medo de sermos processadas?

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê