Pular para o conteúdo principal

Preparação de tintas naturais


Fonte da imagem:http://www.apftv.pt/asp/img/breve_historia_tintas.jpg

Tintas caseiras

A professora Judite de Souza Oliveira Santana, do CEI Manoel Bispo dos Santos/Grão da Vida, em São Paulo, planeja atividades de pintura com os bebês e as crianças todas as semanas. Leia suas sugestões de como preparar algumas tintas.

Tinta de legumes e/ou verduras
Ingredientes:
Água
Pedaços de beterraba ou couve
Modo de preparo:
Bata no liqüidificador o legume ou a verdura com pouca água. Não é necessário coar.
Variações:
Para obter uma massa mole, tipo meleca, acrescente farinha de trigo e óleo. Para conseguir efeito aquarela, acrescente água.
Ainda é possível engrossar a tinta. Coloque tudo em uma panela, acrescente amido de milho ou farinha de trigo à mistura e cozinhe até ficar com aparência de mingau. Poderá ser usada quando estiver fria ou morna.

Tinta de terra
Ingredientes:
Água
Terra (preta, vermelha ou marrom)
Cola branca
Modo de preparo:
Em um recipiente, amoleça a terra com pouca água e acrescente a cola. A massa deve ficar com aparência de mingau mole.
Variações:
Ponha serragem ou pó de serra para adquirir textura.

Tinta guache
Essa tinta é comprada pronta e encontrada em variados tamanhos de embalagens.
Variações:
Para conseguir relevo quando a tinta secar, acrescente farinha de trigo. Para adquirir aparência de lixa, coloque areia e cola. Com um pouco de água, é possível ter aspecto de aquarela.

Fonte do texto: http://revistaescola.abril.uol.com.br/ed_anteriores_especiais/educacao_infantil/tintas.doc

Comentários

Anônimo disse…
Oi Erinaldo, que receitas ótimas sobre tintas naturais, é só pegar a idéia e explorar com outros materiais. Valeu Abraços
Selma
nina disse…
adorei as ideias das tinta vou tentar fazer c/ meus alunos e obter bons resultado abrxx
DIENIFER disse…
OI MEU NOME E DIENIFER,ADOREI AS RECEITAS DE TINTAS,EU TENHO UM
TRABALHO DA ESCOLA PARA FASER,VOU USAR ESSAS DICAS E ACHO QUE VOU ME DAR BEM!
Anônimo disse…
obrigado pela ajuda,preciso fazer um trabalho de artes e nao sabia como preparar as tintas.
Anônimo disse…
otima receita!
adorei!
paloma cambé-pr
Anônimo disse…
querida idiota se eu so quisese so essas cores eu não teria escrevido todas as cores ta o retardado!!!!!!!
Anônimo disse…
essa merda soh tem duas receitas!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA E BELEZA...

Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza. Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais. O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...] As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”. Segundo a t

Iluminogravuras de Ariano Suassuna

1) Fundamentos da visualidade nas imagens de Ariano Suassuna: - É herdeiro de uma visão romântica: “invenção de uma arte tipicamente nacional”. - O nordeste surge como temática privilegiada no modernismo, especialmente, após a década de 1930; - Ariano acredita que a “civilização do couro” gestou nossa identidade nacional; - Interesse por iluminuras surgiu a partir de A Pedra do Reino 2)Iluminuras Junção de Iluminuras com gravuras. É um tipo de poesia visual: une o texto literário e a imagem. Objeto artístico, remoto e atual, que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. 3) Processo de produção de iluminuras Para confeccionar o trabalho, Ariano produz, primeiro, uma matriz da ilustração e do texto manuscrito, com nanquim preto sobre papel branco. Em seguida, faz cópias da matriz em uma máquina de gráfica offset; Depois, cada cópia é trabalhada manualmente: ele colore o desenho com tintas guache, óleo e aquarela, por meio do pincel. - Letras – ba

RCNEI - Resumo Artes Visuais

Introdução: As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Idéias e práticas correntes. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos. Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciê